Dr. Felipe Figueira
Felipe Figueira é doutor em Educação e pós-doutor em História. Professor de História e Pedagogia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranavaí.
Mais acessadas do colunista
Travessias
Resenha do filme “O Substituto”
Resenha do filme “O Senhor das Moscas”
“A cabeça bem-feita”, de Edgar Morin
Deficiências e eficiências
Memórias do filme “Martinho Lutero”, de 1953
Licença para lecionar
Travessias
“VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?”
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
“História do Paraná”, de Ruy Christovam Wachowicz
“Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak
“Humano, Demasiado Humano”, de Nietzsche
De aluno a professor concursado: a trajetória de Geovane da Silva
“Não estou entendendo nada!”
“Voz”, de Jorge Verly
Sérgio Rubens Sossélla: poesia e vida intelectual
“Olhos de engolir horizonte”, de Silvio Valentin Liorbano
Acasos e amigos de infância
“O caso dos exploradores de caverna”, de Lon L. Fuller
Ensino de história e pluralidade
“Cem pequenas poesias do dia a dia”, de André Kondo
Do esotérico ao exotérico
Um compromisso com editoras independentes e novos autores
“Midiaserável”, de Delalves Costa
A educação negativa
Travessias
Estudar é uma maratona
Midiaserável (poema do livro “Midiaserável”, Editora Patuá, 2020)
“Roteiros para uma vida curta”, de Cristina Judar
Pessoas extraordinárias
Educação e convivência comunitária
A meritocracia e os seus labirintos
Por que, onde e quando eu escrevo?
“Os escritores que eu matei”, de Marco Severo
Alguns sentimentos
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 2)
Justa ira
O conhecimento é plural
“Bem-vindos ao nosso sonho”
Avaliação escolar: porcentagens e conselhos de classe
“O cão e o violão”, de Lúcio Humberto Saretta
Moïse
Concursos e ansiedades
Rosângela Luiza Figueira
“A peste”, de Albert Camus
“O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie
O conhecimento é plural
O caso do professor substituto
Resenha da obra “Anna Kariênina”, de Liev Tolstói
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Um presente do vô Adelino
Resenha do filme “A onda”
“Gênesis”, de Sebastião Salgado
Experiências em Minas Gerais (parte 1). Para que servem os museus?
Aos meus alunos que cedo se foram... e que em mim ficaram
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 1)
Travessias
Um texto, seis mãos
Invisível arrebol (Poema do livro “O cão e o violão”, Editora Gataria, 2020)
Dois pelo preço de dez
“Cartas à Mãe”, de Antoine de Saint-Exupéry
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos
Contra a parede
Uma resposta a um tema do ENEM
O peso do pensar
A importância da escrita
Hannah Arendt, a escola e os diários da minha mãe
Aprender sem aprender
O valor da educação
O menino e o mundo
Cuidados com a escrita
Preparação de aulas
Perguntas e prolixidade
Parte 1 – introdução à obra “A Divina Comédia”
A um mestre, minha gratidão
Escrita e prêmios
Confissões
Fake News, um problema de lógica
Do meu avô para o mundo
“Diário de Escola”, de Daniel Pennac
Fotografia, pintura e geografia
Versos que me habitam, de Guita Guerzoni Piva (Editora Patuá)
Um olhar de pesquisador
Flaubert, a ansiedade e o dia a dia docente
O cuidado com os registros
Comentários sobre arte
Preconceitos?
Parte 1 – Roberto Gómez Bolaños (“Chaves”), vida e obra
O cansaço Nietzsche
Sobre o título de doutor
Comparações entre pessoas e profissões
Nietzsche e eu – ou de quando a lâmpada acende
Parte 2 – “A Divina Comédia – Inferno”
Experiências em minas gerais (parte 2). O que é a arte?
Sobre a escrita
Nietzsche e o gênio
Os clássicos
Um caso de castigo escolar
“O mal-estar na civilização”, de Sigmund Freud
“A psicopatologia da vida cotidiana”, de Sigmund Freud
Conhecimento e autoridade em “Morangos Silvestres”
Parte 3 – “O diário do Chaves”, de Roberto Gómez Bolaños
Daqui sessenta anos poderei falar de tudo
“Romancista como vocação”, de Haruki Murakami
A árvore
Sobre quebra-cabeças e cabeças com dúvidas
José Amarante, entre a jardinagem e a poesia
Travessias
Nietzsche e Kyara
Séries, filmes e a falta de estudos
Ideologia
Meu pai e o caos estudantil
Um incidente na universidade
Labirintos da formação
Um dia (in)comum
Parte 2 – “Sem querer querendo: Memórias”, de Roberto Gómez Bolaños
“Didática Magna”, de Comenius
Experiências em Minas Gerais (parte 3). O que é o tempo?
Travessias
O público, uma questão de tato
Uma viagem pela literatura e por suas frases icônicas
Como eu leio?
Literatura Brasileira Contemporânea | “Diário de Louise em Paranavaí”, ou a arte de voar
Travessias
Salário e docência
Burocracia docente
Coluna Travessias: “Conversas com um jovem professor”, de Leandro Karnal
Coluna Travessias: “As impressões das pontas dos dedos de Mainha no cuscuz”, de Jacilene Cruz
Tempo e ânimo
“Entre a água e a selva”, de Albert Schweitzer
“Minha infância e mocidade”, de Albert Schweitzer
PARTE 4 – “A DIVINA COMÉDIA – PARAÍSO”
Tom Jobim, Goethe e Hipócrates
O direito à (in)formação
Travessias
“Minha vida e minhas ideias”, de Albert Schweitzer
“Onde eu uso isso na minha vida?”
Filme “O Serviço de Entregas da Kiki” (1989)
Filme “O Poço” (2019)
PARTE 3 – “A DIVINA COMÉDIA – PURGATÓRIO”
Nietzsche e a pandemia
Nietzsche e a vocação