Dr. Felipe Figueira
Felipe Figueira é doutor em Educação e pós-doutor em História. Professor de História e Pedagogia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranavaí.
Mais acessadas do colunista
Travessias
Resenha do filme “O Substituto”
Resenha do filme “O Senhor das Moscas”
“A cabeça bem-feita”, de Edgar Morin
Deficiências e eficiências
Memórias do filme “Martinho Lutero”, de 1953
Licença para lecionar
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
Travessias
Sófocles. “Antígona”
“VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?”
“História do Paraná”, de Ruy Christovam Wachowicz
“Humano, Demasiado Humano”, de Nietzsche
“Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak
Sérgio Rubens Sossélla: poesia e vida intelectual
“Não estou entendendo nada!”
De aluno a professor concursado: a trajetória de Geovane da Silva
“Voz”, de Jorge Verly
“Olhos de engolir horizonte”, de Silvio Valentin Liorbano
Acasos e amigos de infância
“O caso dos exploradores de caverna”, de Lon L. Fuller
“Bem-vindos ao nosso sonho”
“Cem pequenas poesias do dia a dia”, de André Kondo
Ensino de história e pluralidade
Do esotérico ao exotérico
Um compromisso com editoras independentes e novos autores
Midiaserável (poema do livro “Midiaserável”, Editora Patuá, 2020)
Travessias
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 2)
A educação negativa
“Midiaserável”, de Delalves Costa
“Roteiros para uma vida curta”, de Cristina Judar
“O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie
Estudar é uma maratona
Por que, onde e quando eu escrevo?
Pessoas extraordinárias
A meritocracia e os seus labirintos
Educação e convivência comunitária
O conhecimento é plural
“Os escritores que eu matei”, de Marco Severo
Experiências em Minas Gerais (parte 1). Para que servem os museus?
Alguns sentimentos
Resenha da obra “Anna Kariênina”, de Liev Tolstói
Avaliação escolar: porcentagens e conselhos de classe
Justa ira
Moïse
“O cão e o violão”, de Lúcio Humberto Saretta
Parte 1 – Roberto Gómez Bolaños (“Chaves”), vida e obra
Concursos e ansiedades
“A peste”, de Albert Camus
Rosângela Luiza Figueira
Resenha do filme “A onda”
“Cartas à Mãe”, de Antoine de Saint-Exupéry
O conhecimento é plural
“Gênesis”, de Sebastião Salgado
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Parte 1 – introdução à obra “A Divina Comédia”
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 1)
O caso do professor substituto
Um presente do vô Adelino
“O mal-estar na civilização”, de Sigmund Freud
“Diário de Escola”, de Daniel Pennac
Travessias
“A psicopatologia da vida cotidiana”, de Sigmund Freud
A importância da escrita
Um texto, seis mãos
Aos meus alunos que cedo se foram... e que em mim ficaram
Fotografia, pintura e geografia
Aprender sem aprender
Parte 3 – “O diário do Chaves”, de Roberto Gómez Bolaños
Hannah Arendt, a escola e os diários da minha mãe
O peso do pensar
Invisível arrebol (Poema do livro “O cão e o violão”, Editora Gataria, 2020)
O menino e o mundo
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos
Contra a parede
Perguntas e prolixidade
Flaubert, a ansiedade e o dia a dia docente
Dois pelo preço de dez
Parte 2 – “Sem querer querendo: Memórias”, de Roberto Gómez Bolaños
A um mestre, minha gratidão
Uma resposta a um tema do ENEM
O valor da educação
Parte 2 – “A Divina Comédia – Inferno”
Cuidados com a escrita
Preparação de aulas
Escrita e prêmios
Experiências em minas gerais (parte 2). O que é a arte?
Um olhar de pesquisador
Fake News, um problema de lógica
Sobre a escrita
Comentários sobre arte
Confissões
Nietzsche e o gênio
O cansaço Nietzsche
Sobre o título de doutor
Nietzsche e eu – ou de quando a lâmpada acende
Conhecimento e autoridade em “Morangos Silvestres”
Versos que me habitam, de Guita Guerzoni Piva (Editora Patuá)
Do meu avô para o mundo
Preconceitos?
Comparações entre pessoas e profissões
Os clássicos
Um caso de castigo escolar
José Amarante, entre a jardinagem e a poesia
“Romancista como vocação”, de Haruki Murakami
O cuidado com os registros
A árvore
Travessias
Nietzsche e Kyara
Sobre quebra-cabeças e cabeças com dúvidas
Experiências em Minas Gerais (parte 3). O que é o tempo?
“Didática Magna”, de Comenius
Daqui sessenta anos poderei falar de tudo
Um dia (in)comum
Séries, filmes e a falta de estudos
Meu pai e o caos estudantil
Um incidente na universidade
PARTE 4 – “A DIVINA COMÉDIA – PARAÍSO”
Labirintos da formação
Uma viagem pela literatura e por suas frases icônicas
Ideologia
Travessias
Como eu leio?
O público, uma questão de tato
Tom Jobim, Goethe e Hipócrates
Travessias
Burocracia docente
Coluna Travessias: “Conversas com um jovem professor”, de Leandro Karnal
Literatura Brasileira Contemporânea | “Diário de Louise em Paranavaí”, ou a arte de voar
Salário e docência
“Minha infância e mocidade”, de Albert Schweitzer
Coluna Travessias: “As impressões das pontas dos dedos de Mainha no cuscuz”, de Jacilene Cruz
Tempo e ânimo
“Entre a água e a selva”, de Albert Schweitzer
Travessias
“Diário de um Adolescente”, uma crônica da humanidade
O direito à (in)formação
Filme “O Serviço de Entregas da Kiki” (1989)
“Minha vida e minhas ideias”, de Albert Schweitzer
PARTE 3 – “A DIVINA COMÉDIA – PURGATÓRIO”
Filme “O Poço” (2019)
A fuga do escritor, ou o autógrafo negado
“Onde eu uso isso na minha vida?”
As graduações: História, Pedagogia e Direito
As pós-graduações: mestrado e doutorado
As peneiras da escrita
Coluna Travessias - Títulos
Nietzsche e a pandemia
Sófocles. “Édipo rei”
Sófocles. “Édipo em Colono”
Sucesso
O pós-doutorado
As universidades, os estudantes e o mundo do trabalho
Nietzsche e a vocação
Lucros com a escrita
Dilemas de um profissional desempregado
Confusão e autoridade
Docência, autoridade e cuidado de si
Os livros e o futuro (presente)