Dr. Felipe Figueira
Felipe Figueira é doutor em Educação e pós-doutor em História. Professor de História e Pedagogia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranavaí.
Mais acessadas do colunista
Travessias
Resenha do filme “O Substituto”
Resenha do filme “O Senhor das Moscas”
“A cabeça bem-feita”, de Edgar Morin
Deficiências e eficiências
Memórias do filme “Martinho Lutero”, de 1953
Licença para lecionar
Travessias
“VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?”
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
“História do Paraná”, de Ruy Christovam Wachowicz
“Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak
“Humano, Demasiado Humano”, de Nietzsche
De aluno a professor concursado: a trajetória de Geovane da Silva
“Olhos de engolir horizonte”, de Silvio Valentin Liorbano
“Voz”, de Jorge Verly
Acasos e amigos de infância
“O caso dos exploradores de caverna”, de Lon L. Fuller
“Não estou entendendo nada!”
Sérgio Rubens Sossélla: poesia e vida intelectual
Do esotérico ao exotérico
“Cem pequenas poesias do dia a dia”, de André Kondo
Ensino de história e pluralidade
Um compromisso com editoras independentes e novos autores
“Midiaserável”, de Delalves Costa
A educação negativa
Estudar é uma maratona
A meritocracia e os seus labirintos
Travessias
Pessoas extraordinárias
Educação e convivência comunitária
Por que, onde e quando eu escrevo?
“Roteiros para uma vida curta”, de Cristina Judar
Midiaserável (poema do livro “Midiaserável”, Editora Patuá, 2020)
Alguns sentimentos
“Os escritores que eu matei”, de Marco Severo
Justa ira
Avaliação escolar: porcentagens e conselhos de classe
Concursos e ansiedades
“Bem-vindos ao nosso sonho”
“O cão e o violão”, de Lúcio Humberto Saretta
Moïse
Rosângela Luiza Figueira
O conhecimento é plural
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 2)
“A peste”, de Albert Camus
O caso do professor substituto
O conhecimento é plural
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Um presente do vô Adelino
“Gênesis”, de Sebastião Salgado
“O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie
Aos meus alunos que cedo se foram... e que em mim ficaram
Dois pelo preço de dez
Resenha do filme “A onda”
Invisível arrebol (Poema do livro “O cão e o violão”, Editora Gataria, 2020)
Uma resposta a um tema do ENEM
Resenha da obra “Anna Kariênina”, de Liev Tolstói
Um texto, seis mãos
Contra a parede
Experiências em Minas Gerais (parte 1). Para que servem os museus?
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 1)
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos
O valor da educação
Travessias
Aprender sem aprender
Preparação de aulas
Confissões
Hannah Arendt, a escola e os diários da minha mãe
Fake News, um problema de lógica
Do meu avô para o mundo
O peso do pensar
A importância da escrita
A um mestre, minha gratidão
Perguntas e prolixidade
Versos que me habitam, de Guita Guerzoni Piva (Editora Patuá)
Escrita e prêmios
Cuidados com a escrita
O cuidado com os registros
Parte 1 – introdução à obra “A Divina Comédia”
Preconceitos?
Flaubert, a ansiedade e o dia a dia docente
O menino e o mundo
Um olhar de pesquisador
Comentários sobre arte
Nietzsche e o gênio
O cansaço Nietzsche
Sobre a escrita
Nietzsche e eu – ou de quando a lâmpada acende
Os clássicos
Sobre o título de doutor
Comparações entre pessoas e profissões
“Cartas à Mãe”, de Antoine de Saint-Exupéry
Fotografia, pintura e geografia
Experiências em minas gerais (parte 2). O que é a arte?
Um caso de castigo escolar
Daqui sessenta anos poderei falar de tudo
Sobre quebra-cabeças e cabeças com dúvidas
A árvore
José Amarante, entre a jardinagem e a poesia
“Romancista como vocação”, de Haruki Murakami
Travessias
Ideologia
Parte 2 – “A Divina Comédia – Inferno”
Nietzsche e Kyara
Um incidente na universidade
Meu pai e o caos estudantil
Conhecimento e autoridade em “Morangos Silvestres”
Séries, filmes e a falta de estudos
Labirintos da formação
Literatura Brasileira Contemporânea | “Diário de Louise em Paranavaí”, ou a arte de voar
O público, uma questão de tato
Um dia (in)comum
Experiências em Minas Gerais (parte 3). O que é o tempo?
Travessias
“Didática Magna”, de Comenius
Como eu leio?
Uma viagem pela literatura e por suas frases icônicas
Travessias
Salário e docência
Burocracia docente
“Diário de Escola”, de Daniel Pennac
Parte 1 – Roberto Gómez Bolaños (“Chaves”), vida e obra
Tempo e ânimo
O direito à (in)formação
PARTE 4 – “A DIVINA COMÉDIA – PARAÍSO”
“Onde eu uso isso na minha vida?”
Tom Jobim, Goethe e Hipócrates
Parte 2 – “Sem querer querendo: Memórias”, de Roberto Gómez Bolaños
PARTE 3 – “A DIVINA COMÉDIA – PURGATÓRIO”