Dr. Felipe Figueira
Felipe Figueira é doutor em Educação e pós-doutor em História. Professor de História e Pedagogia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranavaí.
![Anuncie com Jornal Noroeste](https://jornalnoroeste.com/site/jornal/img/anuncios/anuncio-pequeno.gif)
Mais acessadas do colunista
Travessias
Resenha do filme “O Substituto”
Resenha do filme “O Senhor das Moscas”
“A cabeça bem-feita”, de Edgar Morin
Deficiências e eficiências
Memórias do filme “Martinho Lutero”, de 1953
Licença para lecionar
Travessias
“VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?”
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
“História do Paraná”, de Ruy Christovam Wachowicz
“Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak
“Humano, Demasiado Humano”, de Nietzsche
De aluno a professor concursado: a trajetória de Geovane da Silva
“Voz”, de Jorge Verly
“Olhos de engolir horizonte”, de Silvio Valentin Liorbano
Acasos e amigos de infância
“O caso dos exploradores de caverna”, de Lon L. Fuller
“Não estou entendendo nada!”
Sérgio Rubens Sossélla: poesia e vida intelectual
Do esotérico ao exotérico
“Cem pequenas poesias do dia a dia”, de André Kondo
Ensino de história e pluralidade
Um compromisso com editoras independentes e novos autores
“Midiaserável”, de Delalves Costa
A educação negativa
Estudar é uma maratona
Travessias
A meritocracia e os seus labirintos
Pessoas extraordinárias
Educação e convivência comunitária
“Roteiros para uma vida curta”, de Cristina Judar
Por que, onde e quando eu escrevo?
Midiaserável (poema do livro “Midiaserável”, Editora Patuá, 2020)
Alguns sentimentos
“Os escritores que eu matei”, de Marco Severo
Justa ira
Avaliação escolar: porcentagens e conselhos de classe
Concursos e ansiedades
“Bem-vindos ao nosso sonho”
“O cão e o violão”, de Lúcio Humberto Saretta
O conhecimento é plural
Rosângela Luiza Figueira
Moïse
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 2)
“A peste”, de Albert Camus
O caso do professor substituto
O conhecimento é plural
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Um presente do vô Adelino
“Gênesis”, de Sebastião Salgado
“O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie
Aos meus alunos que cedo se foram... e que em mim ficaram
Dois pelo preço de dez
Resenha do filme “A onda”
Invisível arrebol (Poema do livro “O cão e o violão”, Editora Gataria, 2020)
Resenha da obra “Anna Kariênina”, de Liev Tolstói
Uma resposta a um tema do ENEM
Um texto, seis mãos
Experiências em Minas Gerais (parte 1). Para que servem os museus?
Contra a parede
LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA (PARTE 1)
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos
O valor da educação
Travessias
Aprender sem aprender
Hannah Arendt, a escola e os diários da minha mãe
Preparação de aulas
Confissões
Fake News, um problema de lógica
Do meu avô para o mundo
O peso do pensar
A importância da escrita
A um mestre, minha gratidão
Perguntas e prolixidade
Escrita e prêmios
Versos que me habitam, de Guita Guerzoni Piva (Editora Patuá)
Cuidados com a escrita
O cuidado com os registros
Parte 1 – introdução à obra “A Divina Comédia”
Preconceitos?
Flaubert, a ansiedade e o dia a dia docente
O menino e o mundo
Um olhar de pesquisador
Comentários sobre arte
O cansaço Nietzsche
Nietzsche e o gênio
Sobre a escrita
“Cartas à Mãe”, de Antoine de Saint-Exupéry
Os clássicos
Sobre o título de doutor
Nietzsche e eu – ou de quando a lâmpada acende
Comparações entre pessoas e profissões
Fotografia, pintura e geografia
Um caso de castigo escolar
Experiências em minas gerais (parte 2). O que é a arte?
Sobre quebra-cabeças e cabeças com dúvidas
Daqui sessenta anos poderei falar de tudo
A árvore
José Amarante, entre a jardinagem e a poesia
“Romancista como vocação”, de Haruki Murakami
Travessias
Ideologia
Parte 2 – “A Divina Comédia – Inferno”
Meu pai e o caos estudantil
Nietzsche e Kyara
Um incidente na universidade
Conhecimento e autoridade em “Morangos Silvestres”
Séries, filmes e a falta de estudos
Labirintos da formação
O público, uma questão de tato
Literatura Brasileira Contemporânea | “Diário de Louise em Paranavaí”, ou a arte de voar
Um dia (in)comum
Travessias
Experiências em Minas Gerais (parte 3). O que é o tempo?
“Didática Magna”, de Comenius
Uma viagem pela literatura e por suas frases icônicas
Como eu leio?
Travessias
Salário e docência
Burocracia docente
Parte 1 – Roberto Gómez Bolaños (“Chaves”), vida e obra
“Diário de Escola”, de Daniel Pennac
Tempo e ânimo
O direito à (in)formação
PARTE 4 – “A DIVINA COMÉDIA – PARAÍSO”
Parte 2 – “Sem querer querendo: Memórias”, de Roberto Gómez Bolaños
“Onde eu uso isso na minha vida?”
Coluna Travessias: “As impressões das pontas dos dedos de Mainha no cuscuz”, de Jacilene Cruz
Tom Jobim, Goethe e Hipócrates
PARTE 3 – “A DIVINA COMÉDIA – PURGATÓRIO”