A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O erro e a correção


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 19/02/2026
  • Compartilhar:

Na bíblia, Jesus fala: “Atire a primeira pedra aquele que nunca tenha pecado”. Um a um as pessoas foram saindo, pois cada um sabia de seu pecado.

Quero trazer a vocês sobre o erro. Quem aqui está lendo esse artigo e nunca errou? Sim. Desde os pequenos até os grandes erros. Isso faz parte de nossa caminhada aqui na terra, nosso aprendizado e não podemos condenar ninguém por isso.

Estava recentemente em uma reunião, quando presenciei vários erros cometidos por diversas pessoas. Tudo provavelmente por achar autossuficiente o aprendizado obtido até aquele momento, mas também por falta de treinamento os erros apareceram. Não quis fazer nenhum comentário sobre o assunto. Naquele momento eu via os erros dos outros, mas eu também havia negligenciado os estudos. Então no final da reunião eu mesmo errei e da mesma forma que as outras pessoas, por falta de leitura, achar que estava acima de errar e naquele momento pensar que sabia tudo. Não falei nada, mas fiquei envergonhado pelo ocorrido.

Todos estamos sujeitos a erros e não nos cabe o julgamento das pessoas. Foi esse o ensinamento contido na primeira frase desse artigo. Na sequência, Ele ainda diz: “Se ninguém lhe condenou, eu também não condeno”. Não cabe a nós julgar ou condenar ninguém.

Mas diante de tudo isso, podemos tentar ajudar essas pessoas. Outra expressão usada é que: “quando ensinamos, aprendemos duas vezes”. Então nesse sentido, quando com carinho e amizade ajudamos alguém a aprender algo, nós também aprendemos e com certeza a fixação do conteúdo é muito maior.

Foi por isso que quis escrever esse artigo. Não quero que ninguém se ofenda, mas que nesse artigo, para escrevê-lo, também fiz uma autoavaliação de meus comportamentos e com isso cresci nesse conhecimento que já deveria estar consolidado por mim.

Com isso afirmo que todos devemos cada vez mais estudar e crescer em todas as atividades. Lapidar a pedra bruta que ainda somos, descobrindo a beleza que está dentro de cada um. Eu, como pai, avô, farmacêutico, escritor, espírita, maçom, ainda em todas as áreas que ainda possa entrar e principalmente como ser humano.

Erros acontecem, mas o principal é tentar fazer o correto e não condenar aqueles que também erram. Que aprendamos a sermos os melhores. Não os melhores que os outros. Mas, os melhores para os outros, ajudando nossos pares a crescer na fé.

Todos nós recebemos um bilhete quando nascemos. O nome desse bilhete é vida. Devemos usar esse bilhete para fazer uma grande viagem, onde no final prestaremos contas. Sabemos que teremos muitas pessoas nessa viagem e que algumas durante o percurso, embarcam e outras desembarcam. Devemos seguir o caminho traçado, entendendo que podemos até ajudar e sermos ajudados, mas que o importante é seguir em frente com a bagagem que acumulamos durante o percurso. No final, seremos nós, com nossa consciência para apresentar Àquele que nos deu o bilhete, como foi essa viagem.

Caros leitores. Façam essa reflexão e nos brindem com suas experiências, para tornar esse artigo mais claro para outros leitores. Vamos interagir. Espero vocês nas minhas redes sociais e nas do Jornal Noroeste de Nova Esperança.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.