A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A vantagem de ser bom


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 23/10/2025
  • Compartilhar:

O que é ser bom?

Bondade é a qualidade de ser bom, generoso e atencioso, caracterizada pela disposição em fazer o bem, demonstrando empatia e compaixão pelo próximo.

Então vamos discorrer um pouco sobre o que é o contrário de bondade.

Sabemos que sempre existem opostos. Por exemplo: bem/mal, claro/escuro, alto/baixo, entre muitos outros. Mas, realmente o que será isso? Vamos ficar nesse momento apenas com o bem/mal. Assim, quando citamos as palavras bem e mal, como antagônicas, ou seja, quando uma tem o sentido contrário da outra, parece que estamos diante de dois conceitos existentes, quando na realidade um é a ausência do outro.

Uma pessoa pode ser mal? Ela será considerada mal, não pela existência do mal, mas sim pela ausência do bem! Nesse sentido uma pessoa não é sempre maldosa. Apenas, naquele período, ela resolveu não praticar a bondade.

Nem todo mundo é sempre mal, pois ela poderá voltar a fazer coisas boas.  Não podemos julgar uma pessoa e dizer que aquela pessoa não tem solução. Todos nós temos e um dia podemos despertar. Isso reflete a complexidade da natureza humana, onde as pessoas têm tanto qualidades quanto defeitos.

Ainda podemos dizer que uma pessoa boa, terá uma disposição ética, agirá com respeito, empatia e gentileza, além de se preocupar com o bem-estar alheio, sem se anular, pois não adianta de nada fazer tudo para o outro sem se cuidar.

Afinal, temos o livre arbítrio, mas vamos responder depois por não cuidar de nosso corpo. Ser bom, também é praticar as virtudes teologais. Fé, esperança e caridade. Sendo a mais importante a caridade. Nessa falamos que é o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Portanto amar o seu próximo, auxiliando para que ele também possa crescer como nós.

Pensando no título como pergunta: Qual a vantagem de ser bom?

Para quem acredita que a vida continua após a morte e que existe um Grande Arquiteto para o universo e continua olhando por nós, saberá que é isso que ele quer. Sabendo isso, entenderemos que sendo bom, quando partirmos desse mundo, teremos uma vida melhor com Esse que criou tudo e continua olhando por nós.

Ser bom, é fazer aquilo que Ele quer que façamos. Cuidar de nosso corpo e nossa alma, para que também possamos cuidar de nossos entes queridos e de todos que estão ao nosso redor. Isso é apenas a “ponta do iceberg” que é nossa vida aqui na Terra, nesse exato momento.

Sejamos melhores nesse mundo. Os melhores, não que os outros, mas sim para os outros.

Esse artigo é uma reflexão que faço nessa semana e que convido a todos meus queridos leitores a também fazer. Como posso me tornar melhor?

Caso tenha gostado desse artigo, você pode compartilhar. Quero também saber as suas considerações sobre esse assunto. Podem enviar mensagens em minhas redes sociais e do Jornal Noroeste.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.