Os encantos da Suíça
Todos se encantam com a Suíça. É um pedacinho do céu na terra. Por onde vamos, deparamos com extrema beleza. O encanto da Suíça provém de várias fontes. Primeiro, provém de suas belezas naturais: imponentes montanhas de pedra com seus píncaros cobertos de neve, aclives ondulados cobertos de uma grama verde polvilhada de habitações tradicionais, lagos de um azul-turqueza que mais se parecem uma pintura em seu contraste com as montanhas, cachoeiras que despencam dos altos montes em direção a lugarejos de contos de fadas, além de rios cristalinos que emolduram as cidades.
A segunda fonte de encantamento são as comunas, nome dado às cidadezinhas que fazem parte de um território específico. São vilas pequenas e medievais que preservam suas edificações, igrejas, castelos e ruazinhas de pedra, junto às casas e aos baixos edifícios modernos. Lá se convive, harmoniosamente, o passado e o presente.
Outra fonte de encantamento da Suíça são os túneis. Ela é conhecida pelo país dos túneis, devido às inúmeras montanhas. Em uma viagem de uma hora é possível percorrer até quinze túneis, cuja extensão varia entre 500mt até 53Km. São verdadeiros engenhos de arquitetura e construção. Todos são devidamente iluminados e sinalizados para o conforto e segurança do motorista.
Também não há quem não se encante com as famosas "vaquinhas suíças". Elas pastam mansamente nos aclives ondulados e nas planuras próximas às casas das fazendas, e até na zona urbana. Emitem um som característico proveniente dos sinos pendurados em seus pescoços. Produzem leite para os iogurtes, queijos e chocolates mais famosos e saborosos do mundo.
E o que dizer de suas estradas? São amplas, chegando a quatro pistas nas chamadas "autobahn", bem sinalizadas e seguras, cujos motoristas obedecem ao limite de velocidade que varia de 30km/hora próximo as cidades até 100km/hora nas auto pistas. Nos dias que passamos por lá não presenciamos nenhum acidente de trânsito, ou de qualquer outra natureza.
Agora, convenhamos, a comida Suíça não se compara a brasileira. A brasileira é muito melhor!