Quanto irei gastar para fazer um inventário?
DEPENDE!
Primeiramente deve ser levado em consideração todos os gastos que irá ter durante o trâmite do processo de inventário, que são eles:
Certidão de existência de testamento (Censec), com valor de aproximadamente R$ 75,00 (setenta e cinco reais), o valor do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações), que geralmente que varia entre 4% a 8% do valor do monte mor, do qual tem que verificar alíquota do seu Estado.
Além destes, é cobrado as custas processuais (Verificar no site do Tribunal do seu Estado), emolumentos cartorários (também verificar no Site da Anoreg) e Honorários advocatícios, que normalmente é cobrado com base na tabela da OAB.
Por fim, os gastos “burocráticos” sendo, segunda via de documentos, xerox, documentos autenticados ou atualizados, reconhecimento de firma, e certidões dos quais os valores terão que ser verificados no cartório da Comarca.
Lembrando que, esse artifício ocorre de modo judicial ou pela via extrajudicial.
Diante disso, é necessário muita atenção e pesquisa na hora de realizar um Inventário, procure sempre um advogado de sua confiança para que te auxiliar em casos como este e esclareça todas as suas dúvidas.