Meu trabalho de conclusão de curso foi plagiado, e agora, o que devo fazer em relação a isso?
Bom, para algumas pessoas o plágio não é levado a sério, muitas vezes o plagiador acha que não tem responsabilidade sobre aquilo que ele está copiando, e nem tem a noção de que está cometendo um crime.
Pois bem, no Brasil o plágio é tratado na esfera civil e penal. Já na esfera penal ele é considerado um crime contra os direitos autorais, como dispõe no artigo 184 do Código Penal, alterado pela Lei 10.695/03.
Dessa forma, é dever de todos, é ser cuidadoso com o plágio quando for realizar um trabalho de conclusão de curso, pois plágio é crime.
Por isso o escritor deve imaginar que no momento em que ele copia a ideia, ou pesquisa a obra de um outro criador, ele está se apropriando de algo que não é dele, como se ele, ao invés de furtar um objeto, ele estaria furtando uma ideia de outra pessoa.
Sendo assim, o plágio no TCC (trabalho de conclusão de curso), é considerado crime, além de uma responsabilização jurídica, o plagiador sofrerá uma punição acadêmica e ou pedagógica, visto que, diante de um olhar ético, essa prática poderá trazer consequências ao infrator.