A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


VOCÊ CONHECE A IMPORTÂNCIA A CURTO E LONGO PRAZO DO GOLDEN HOUR PARA O BEBÊ?


Por: Sarah Rebecca Eliziário Bonetti
Data: 29/04/2021
  • Compartilhar:

Você já ouviu a expressão Golden Hour ou Hora Dourada? Ele representa a primeira hora de vida do bebê junto a sua mãe logo após o nascimento. A primeira hora de vida do bebê é tão importante para seu futuro que é conhecida como uma hora mágica.

Os profissionais que realizam partos humanizados, compreendem a importância dessa primeira hora para a vida do bebê e sua mãe. Antes de realizar procedimentos no recém-nascido, como limpá-lo, pesar, alguns testes, eles promovem o Golden Hour entre mãe e bebê, em situações de baixo risco. O próprio cordão umbilical só deve ser cortado alguns minutos após o parto, quando deixar esse deixar de pulsar.

O nascimento para o bebê é um momento “desconfortável” para ele, pois anteriormente ele vivia acolhido, bem quentinho no útero de sua mãe e quando ele nasce passa por uma mudança brusca de temperatura, assim permanecer no peito de sua mãe ou barriga pode prevenir uma hipotermia e controla seus batimentos cardíacos. O objetivo é realizar a transição do bebê ao mundo de maneira menos traumática possível.

A tendência ao ser colocado no colo da mãe, é que ele procure pelo peito. Nem sempre a amamentação de fato acontecerá nesse momento, mas só a proximidade e as tentativas de sugar, liberam o hormônio da prolactina, que estimula o cérebro a produzir leite. Além disso, o colostro, aquele líquido amarelo que desce antes do leite é riquíssimo em anticorpos e nutrientes.

Para mãe, essa primeira hora também apresenta benefícios. O contato pele a pele junto a amamentação libera ocitocina, o hormônio do amor. E com isso auxilia na recuperação do útero ao tamanho normal. Podendo diminuir também as possibilidades de abandono materno.

O pai também é encorajado a ter esse momento com o bebê, substituindo caso a mãe se encontre impedida ou mesmo em situações que a mulher possa realiza-lo. O homem deve tirar sua camisa e colocar o bebê em seu peito para sentir o seu calor.

E você, o que acha do Golden Hour? Vai querer ter essa primeira hora de ouro com o seu bebê?

 

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Psicóloga Obstétrica

 

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti Psicóloga Perinatal/Obstétrica CRP 08/30339 (44) 92000-3094 @gestarpsicologia


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.