A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Documentário sobre a Folia de Reis em Maringá inicia gravações e tem estreia prevista para abril


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 14/01/2026
  • Compartilhar:
Fotos de Breno Thomé Ortega

Já estão em andamento, em Maringá e região, as gravações do documentário “Folia de Reis: Caminhando com fé e resistência”, uma produção audiovisual que tem como objetivo registrar, preservar e valorizar uma das manifestações culturais e religiosas mais tradicionais do país, a partir de sua vivência no município.

O documentário, produzido com verba de incentivo pela Política Nacional Aldir Blanc, propõe um mergulho na Folia de Reis enquanto prática cultural viva, reconhecendo seu impacto sociocultural e sua importância para a construção da memória coletiva local. A tradição, de origem portuguesa e profundamente influenciada pelas culturas africanas e pelos povos originários do Brasil, acontece anualmente em celebração aos Três Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.

Tendo como principal fio condutor o grupo Unidos com Fé, o filme acompanha seus integrantes ao longo do período festivo, revelando os ritos que antecedem as apresentações, as caminhadas pelas ruas e os momentos de celebração comunitária. Por meio de depoimentos e registros dos festejos, o documentário evidencia a força da tradição, o compromisso familiar com a fé e o fazer cultural coletivo que mantém a Folia de Reis viva há mais de três décadas em Maringá.

Além de constituir um importante acervo para o próprio grupo, a obra busca ampliar o reconhecimento da Folia de Reis enquanto patrimônio cultural imaterial e expressão afro popular, especialmente em um contexto marcado pela escassez de registros históricos e audiovisuais sobre essa manifestação no município.

"Valorizar a cultura popular é permitir que as comunidades se reconheçam em suas ancestralidades. Esse documentário supre uma lacuna histórica de registros audiovisuais sobre essa manifestação no Paraná", afirma a Aline Amenencia, diretora geral do projeto.

A previsão de estreia do documentário é para abril, com exibições gratuitas que devem fortalecer o debate sobre memória, identidade e preservação cultural em Maringá e região.

Ficha Técnica
Direção geral:
Aline Amenencia
Produção executiva: Isadora Cecília e Julia Romano
Direção de arte: Clayton Queiroz
Cenografia e assistente de arte: Guilherme Veneral
Roteiro e revisão de legendas: Dayhara Martins
Coordenação de infraestrutura: Karitta Lopes
Design gráfico: Hellen Vieira
Assistente contábil: Dona Gaê
Produção de acessibilidade: Eloisa Pedroni Pimentel
Diretor de fotografia, operador de câmera 1, montagem e edição: Matheus Juvencio
Operador de câmera 2, assistente de câmera e operador de drone: Max Miranda
Fotojornalista: Breno Thomé Ortega
Social media e captação mobile: Halana Bruschi
Assessoria de imprensa e tráfego pago: ?Fernando Souza / Maringaense Cultural
Elenco: Aparecido Vieira, Adenir Vieira, Angelo dos Santos, Jose Pereira, Cidão
Agradecimentos: Grupo Folia de Reis Unidos Com Fé, Secretaria da Capela Nossa Senhora Aparecida, Moradores da Vila São Luís e do Município de Floresta, Governo do Estado do Paraná e Gaê Gomes.

Produzido com verba de incentivo pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022


Assessoria de Imprensa
Fernando Souza / Maringaense Cultural
maringaensecultural@gmail.com
(44) 9 9116-1783


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.