A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Vacina Psicológica para Gestantes


Por: Sarah Rebecca Eliziário Bonetti
Data: 21/01/2021
  • Compartilhar:

 

Primeiramente vamos entender como funciona uma vacina comum. Em geral, é injetado pequenas doses do vírus morto no organismo da pessoa, para que quando ela entrar em contato realmente com esse vírus/bactéria o corpo dela já tenha uma memória de defesa, um sistema imunológico fortalecido, assim ele vai reconhecer e destruir.

A vacina psicológica tem função parecida. Por meio do Pré-Natal Psicológico se é dado pequenas doses de realidade, sempre de maneira divertida, tranquila, do que é o puerpério, quais sentimentos essa mulher pode sentir, como o casamento se transforma e inúmeros outros fatores durante toda a gestação, para que quando as dificuldades desse período chegarem ela não tenha pensamentos negativos do tipo “Eu não pensei que seria tão difícil”; “Será que vou dar conta?” Porque quando essa mulher se deparar com essa parte não tão encantadora da maternidade, ela não vai se assustar, mas vai ter os recursos necessários para lidar com ela.

O intuito do Pré-Natal Psicológico é justamente prevenir que adoecimentos emocionais, como a Depressão Pós-Parto surjam nesse momento após o nascimento do bebê por conscientizar essa mãe da realidade, porque a mídia ainda faz uma romantização absurda do que é a maternidade, que não condiz com o mundo real, com mulheres reais.

Estudos apontam que 1 em cada 4 mulheres desenvolvem sintomas de depressão pós parto, esses números são muito alarmantes. As pessoas veem a depressão pós parto como algo raro e que acorre em seguida ao nascimento do bebê, mas isso não condiz com os estudos clínicos. Esse adoecimento pode aparecer até mesmo 1 ano após o parto. Por isso o valor do Pré Natal Psicológico, para evitar esse tipo de adoecimento emocional.

É preciso olhar com carinho para essas mulheres que trazem a vida ao mundo. Quando as dificuldades surgem elas têm de ficar caladas, porque expressar-se resulta em julgamento e condenação. Mas essa não precisa ser a realidade, existe ajuda disponível, existe escuta livre de preconceitos. 

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Psicóloga Perinatal/Obstétrica

CRP 08/30339

@gestarpsicologia

 

 

 

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti Psicóloga Perinatal/Obstétrica CRP 08/30339 (44) 92000-3094 @gestarpsicologia


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.