A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Curiosidades sobre a infertilidade e seu efeito nos casais


Por: Sarah Rebecca Eliziário Bonetti
Data: 29/01/2021
  • Compartilhar:

A infertilidade afeta mais casais do que se imagina. Mas geralmente por que isso acontece? Um fator é que hoje em dia, as mulheres têm dado preferência a terem uma formação acadêmica e estabilidade financeira antes de engravidarem. A idade fértil dela é muito grande aos 20 e poucos anos, momento em que a mulher ainda não pensa em ter filhos na maioria dos casos.

            É importante destacar a conta natural da fertilidade, embora “injusta” em homens e mulheres. A mulher nasce com a quantidade total de óvulos que terá durante toda a vida e vai perdendo á medida que se desenvolve, no caso dos homens a cada 90 dias em média ocorre uma renovação dos espermatozoides. Mas é importantíssimo esclarecer que embora culturalmente falando acredite-se que as mulheres têm maiores chances de apresentar fatores de infertilidade, isso não procede, ambos os sexos apresentam 35 % das causas e o restante é devido a outros fatores.

            Apesar de todos esses dados, quando a infertilidade deve começar a ser considerada? Antes dos 30 anos, esperar dois anos de vida sexual ativa do casal sem uso de contraceptivos, dos 30 a 40 anos aguardar 1 ano e após os 40 anos procurar fatores que possam contribuir com a infertilidade.

            Mas que fatores podem contribuir para a busca por uma gravidez não ser saudável para o casal? Existem diversos, mas podemos destacar os 4 mais importantes. Em primeiro lugar, quando o sexo se torna apenas uma forma de gerar uma gravidez. É obvio que para quem deseja um filho, o sexo é indispensável, mas quando esse se torna o único objetivo, ele perde o sentido, perde-se a intimidade. Em segundo lugar, quando o único objetivo do casal gira em torno da busca por uma gravidez. É claro que quando se deseja muito isso, se concentra maior energia nessa causa, mas se o casal não consegue administrar de maneira equilibrada esse desejo, isso pode se tornar um problema. Além disso, quando esse casal se isola dos seus grupos sociais, por se concentrar apenas na sua dor. E por último, quando se perde o controle financeiro na busca de métodos extras para se engravidar.

            É importante aos que se encontram nessa situação de tentar ter um filho, que revejam como está sua relação como casal e faça sua autoanálise a partir dos fatores emocionais destacados acima. O Psicólogo Perinatal se dedica a auxiliar esses casais que estão nesse momento de vida, que se não cuidado pode ser extremamente exaustivo.

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti Psicóloga Perinatal/Obstétrica CRP 08/30339 (44) 92000-3094 @gestarpsicologia


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.