A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Sétima Arte - De Pernas Pro Ar 3


Por: Odailson Volpe de Abreu
Data: 03/05/2019
  • Compartilhar:

Essa é uma semana sem novidades no cinema, que ainda mantém o clima de ressaca após a grande estreia de Vingadores Ultimato. Diante do grande apelo que Vingadores ganhou, nenhum estúdio se arrisca a encarar de frente o capítulo final da luta contra Thanos. Bem por isso, não houve nenhuma estreia nos cinemas da região no dia de ontem, mas a Coluna Sétima Arte deixou para essa semana seus comentários sobre uma franquia de comédia nacional que tem feito muito sucesso. Vamos conhecer um pouco mais sobre o novo filme de Ingrid Guimarães, De Pernas Pro Ar 3.

Se tem alguém que deve estar triste com o sucesso de Vingadores: Ultimato, esse alguém deve ser Ingrid Guimarães. Extremamente talentosa e um dos grandes nomes do humor na atualidade, a contratada da Rede Globo conquistou por méritos próprios o seu espaço no cinema nacional, tanto que protagonizou uma rentável trilogia de comédia, levando multidões de fãs ao cinema.

O mais recente capítulo dessa franquia, De Pernas Pro Ar 3, seguia o mesmo rumo de seus antecessores. Ele estreou no dia 11 de Abril e se tornou um sucesso. Em menos de três semanas esse filme alcançou a marca de 1 milhão de expectadores e, ao que tudo demonstrava, a tendência seria que esse número aumentasse ainda mais, pois é bem comum que filmes nacionais de grande apelo, como esse, permaneçam por mais tempo em cartaz nos cinemas. O que ninguém esperava era que Vingadores: Ultimato chegasse como uma avalanche, abocanhando 80% de todas as salas de cinema do Brasil e tirando o filme de Ingrid de cartaz da maioria delas. Prejuízo pro cinema nacional e alegria para os fãs da Marvel.

Como consolo, já aviso que aqui na região essa hegemonia da Marvel não se mostrou tão forte e destrutiva, por isso, ainda existem por aqui cinemas com De Pernas Pro Ar 3 em cartaz e bem por isso, me dediquei a escrever sobre esse filme essa semana, pois talvez essa seja a sua última oportunidade de vê-lo na tela grande.

Vale a pena escrever sobre esse filme porque ele é de longe o melhor capítulo da franquia. O primeiro De Pernas Pro Ar era muito bom, de forma inusitada e trabalhando com um tema que ainda tinha ares de tabu no Brasil, ele pegou muita gente de surpresa e rendou boas gargalhadas, lembrando as sitcoms (abreviatura da expressão inglesa situation comedy, ou comédia de situação, muito comuns em séries de televisão). O segundo, foi muito mais fraco em relação a sua inovação e divertiu mas não surpreendeu. Já o terceiro, que ainda está em cartaz, deve seu sucesso e sua melhora principalmente a troca da direção. 

Saiu de cena o diretor Roberto Santucci, que havia dirigido os dois filmes anteriores, e quem assumiu a direção foi Júlia Rezende, conhecida por ter sido responsável por outro sucesso nacional, o filme Meu Passado Me Condena. Júlia, inova trazendo novos, ângulos, novas ideias e frescor para a trama. A forma como trabalhou o roteiro, desfocando do centro dos filmes anteriores, que era mostrar a protagonista como uma Workaholic, e passando a explorar muito mais sua feminilidade, tornou a trama mais leve e interessante.

O filme inova por não ser uma metralhadora de piadas, ele sabe dosar muito bem quando elas devem ser inseridas e isso dá tempo e espaço para que outros aspectos sejam muito bem trabalhados, como por exemplo o desenvolvimento de personagens novos e antigos e o drama, que passa a ser muito mais natural nesse capítulo.

Apresentando um bom elenco, que mescla competência e carisma o longa caminha por uma trilha segura, Ingrid Guimarães leva a trama sozinha, mas divide as luzes com colegas de peso. Dentre eles, destaque deve ser dado a jovem Samya Pascotto. É função de sua personagem gerar tensão e tirar a protagonista da zona de conforto, algo que a atriz faz com uma qualidade surpreendente.

Vamos à trama! O sucesso da franquia Sex Delícia faz com que Alice, papel de Ingrid Guimarães, rode o mundo, visitando os mais diversos países em uma correria interminável. Sem tempo para se dedicar à família, quem assume a casa é seu marido João, que cuida dos filhos Paulinho e Clarinha, de apenas seis anos. Cansada de tanta agitação, Alice decide se aposentar e entregar o comando dos negócios à sua mãe, Marion. Porém, o surgimento de Leona, uma jovem competidora, faz com que mude seus planos completamente.

Por que ver esse filme? Porque ele é um bom exemplar de comédia nacional, inova ao valorizar a trama para além do riso gratuito e ao abordar de forma leve e não militante temáticas relevantes da atualidade. De Pernas Pro Ar 3 não consegue superar o estigma da comédia nacional, que insiste nas infames piadas de duplo sentido e de baixo calão (isso é opinião particular), mas mesmo assim arranca boas risadas que surgem naturalmente a partir do que se apresenta na tela. Um filme mais leve e que merece ser visto! Boa Sessão! 

Odailson Volpe de Abreu


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.