A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Como enfrentar o clima seco do mês de Agosto com saúde.


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 14/08/2020
  • Compartilhar:

Vento, poeira, pouca chuva, baixa umidade do ar, frio pela manhã e calor intenso à tarde, elementos que unidos, se assemelham ao clima de regiões desérticas, e tem feito o mês de agosto, um dos mais quentes dos últimos anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível considerado aceitável de umidade relativa do ar, gira em torno de 40% a 70%, abaixo desses valores, o nosso organismo sofre.

Com a queda da umidade, o nosso corpo fica com menos água fazendo com que as funções que dependem de líquido fiquem prejudicadas, aparecendo assim vários problemas de saúde, principalmente para aquelas pessoas que já têm ou tiveram doenças respiratórias, como asma, sinusites e alergias.

O tempo árido pode provocar: dores de cabeça; rinites alérgicas e asma; sangramento nasal, garganta seca, sensível e irritada, sensação de areia e irritação nos olhos, ressecamento da pele, cansaço, irritação  e sangramento nasal e até problemas cardíacos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para enfrentar e diminuir os efeitos causados pela falta de chuva, é muito importante hidratar o organismo e a pele e manter ambientes limpos livres de poeira.

Temos que ter em mente, que cabe a nós tomar cuidados para prevenir futuras doenças, e melhorar nossa qualidade de vida.

Pensando nisso venho trazer, alguns conselhos que podem ajudar neste mês tão seco.

Mantenha suas mãos limpas, lave com frequência e evite coloca-las na boca, olhos e nariz.

Beba bastante água, mesmo sem sede.

Procure ter uma alimentação saudável, coma bastante salada e frutas da época ricas em água,  como melancia, melão, abacaxi e laranja.

Use uma solução  fisiológica no nariz e olhos.

Evite fazer exercícios físicos entre 10h  e 16h. Procure fazer na primeira hora do dia ou de tardezinha, use roupas leves e confortáveis e tenha sempre a mão uma garrafa de água.

Depois do banho e na hora de deitar, hidrate o seu rosto e corpo com bom hidratante.

Caso seus lábios rachem não passe saliva ou tente tirar ou cutucar as casquinhas, use uma pomada cicatrizante, se você é mulher faça uso de batom hidratante, se você é homem use manteiga de cacau.

Ao se expor ao sol, use chapéu, óculos escuros e protetor solar. Procure não ficar exposto ao sol, se abrigue na sombra de árvores.

O vapor da água do banho ajuda a lubrificar as narinas.

Evite tomar banho muito quente e demorado. O banho deve ser curto.

Faça uso de umidificadores ou vaporizadores de ar ou você também pode colocar toalhas molhadas, bacias com água no seu quarto antes de dormir. Regue o jardim.

Não fique em lugares onde há muitas pessoas juntas, principalmente se for um ambiente fechado com ar condicionado.

Evite ar condicionado ele deixa o ambiente mais seco.

Não é recomendável fumar, mas se o fizer que faça em ambiente externo, não fume em recintos fechados.

Ao limpar a casa, evite usar vassoura, pois ela faz a poeira subir, use panos úmidos ou aspiradores. Prefira limpar a casa com álcool, evitando produtos de limpeza com cheiro ativo.

Livros e objetos dê preferencia, devem ser guardados em ambientes fechados, para não acumular poeira.

Mantenha a casa sempre limpa, sem poeira, se você for alérgico ou asmático evite cortinas, cobertores de pelos, tapetes, ursos de pelúcia, carpetes. Procure também, antes de usar lave mantas que estavam guardadas a muito tempo, e seque ao sol. 

As roupas de inverno devem tomar sol e lavadas antes do uso.

Animais de pelo e pena devem ser mantidos fora de casa.

Abra a janelas e deixe o sol entrar e assim manter os ambientes ventilados.

Evite queimar lixo.

São conselhos simples e fáceis de seguir, cabe a você escolher seguir e assim  ter mais saúde. Procure cuidar da sua saúde e tenha uma vida mais saudável.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.