Inverno: como se cuidar e manter sua Saúde
Ela vem em ondas, ondas que em algumas regiões cobrem de neve os campos e as cidades. A pouca chuva que cai, se transforma em chuva congelada. A geada, judia das plantações, queimam suas folhas e safras inteiras, são perdidas para desespero dos agricultores.
Como a muito tempo não se via, o frio este ano chegou, e como chegou. Para algumas pessoas saudosas dele, uma dádiva, para outras um martírio. Porém, entre uma onda e outra, o calor também se faz presente, como chamam os meteorologistas “veranico”, chega a fazer até 30° no noroeste do Paraná.
Toda essa oscilação de temperatura, aliada a falta de chuvas, baixa umidade do ar, clima seco, frio e calor. Mexe com o nosso organismo como um todo. E doenças respiratórias e alergias, vem à tona.
Então, é preciso hidratar. Não importa se está frio ou calor. Se você está com sede ou não. É necessário ingerir líquidos. De preferência água potável, cerca de 8 copos por dia. Mas, se você quiser pode também beber chás ou sucos.
Seus olhos e narizes também precisam ser hidratados, use colírios e sprays nasais (tipo de jato contínuo) à base de soro fisiológico.
Use óculos de sol de boa qualidade quando sair de casa, e pisque mais vezes ao dia, pois ajuda a lubrificar as córneas, evitando o ressecamento dos olhos, além de remover impurezas e secreções secas, evitando coceira e irritações indesejáveis.
Proteja seus lábios, use manteiga de cacau, ou alguma pomada labial para deixarem sempre hidratados e macios, as mulheres têm a opção de usar batom hidratante, faça uso deles.
Sua pele também precisa ser hidratada, logo após o banho, passe um bom hidratante, e aproveite e massageie sua pele com ele, sua pele irá te agradecer, ficando mais macia e hidratada, te livrando de algumas doenças cutâneas, como as dermatites.
Antes de encarar o frio, passe hidratante no rosto e um bom protetor solar, mesmo que o dia esteja nublado. E quando for dormir aplique novamente um creme hidratante.
Ao tomar seu banho não tome com a água muito quente, e sim,m com a água morna, para não agredir sua pele.
Se mantenha aquecido. Você pode até gostar do frio, mas é preciso respeita-lo, ora se está frio é necessário se proteger dele, então use botas e meias, se agasalhe bem, não queira ir contra ele, não é hora de usar bermudas. Proteja a sua saúde.
Sabe qual o segredo para não sentir tanto frio no inverno? É se movimentar. Não ficar parado. Quanto mais tempo você ficar parado, mais frio sentirá. Então, exercite-se, mas com cautela, com o clima mais frio, alguns cuidados são necessários, para evitar lesões e outros problemas decorrentes das baixas temperaturas.
Use roupas apropriadas, como peças justas em contato direto sobre a pele (tipo segunda pele), e ou roupas térmicas garantem melhor isolamento térmico e protegem contra o frio. Não se esqueça de se aquecer por uns 20 minutos antes do exercício, e se alongar antes e depois de se exercitar, pois o alongamento previne lesões, além de preparar o corpo para o exercício. Em dias muitos secos e frios, evite fazer atividades ao ar livre, treine em casa (se você tiver escada um ótimo exercício é subir e descer), use esteiras, frequente uma academia. Exercite-se no início ou no final do dia.
Mesmo em dias frios, deixe a luz do sol invadir sua casa, ambientes fechados e sem circulação de ar, aumenta a proliferação de vírus e bactérias. Evite estar em ambientes fechados com muitas pessoas.
Mantenha sua casa limpa, livre do acúmulo de poeira, pois a poeira e os ácaros podem trazer problemas respiratórios. Higienize suas roupas de inverno que ficaram guardadas por muito tempo tais como: blusas, mantas e cobertores, lave-os e coloque para secar ao sol antes de usar.
Ao limpar a casa prefira usar o aspirador de pó ou limpar com pano úmido, para evitar levantar poeira. Esteja atento a sempre estar fazendo a higienização do ar condicionado.
Umidifique o ambiente, você pode colocar toalhas molhadas, recipientes com água ou usar um umidificador de ar. Os umidificadores de ar podem ajudar, porém, devem ser sempre limpos para evitar a proliferação de fungos, e não o use por longos períodos.
Para evitar retenção de líquido não coma muito sal, ou comidas muito condimentadas. Se alimente bem e de forma saudável, dê preferência a uma dieta rica em frutas típicas da estação, verduras e legumes, e refeições pobres em gorduras e açúcares.
Enfim, cuide da sua saúde neste inverno seco, se mantenha hidratado e aquecido. Para poder passar por ele sem prejuízos a sua saúde.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.