A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Novembro azul: um movimento do bem


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 08/11/2019
  • Compartilhar:

É novembro, mês dedicado a saúde do homem. O homem  tem como característica ser provedor, cuidar e proteger sua família, mas se esquece de cuidar de si próprio. Saiba que sua família o ama e precisa de você ao lado dela saudável.

A falta de informação, preconceito e vergonha são alguns fatores que devem ser deixados de lado, é hora de se cuidar.

E por isso que neste mês todos vestimos azul para lembrar e conscientizar você homem da importância de se prevenir.

Mas como surgiu o novembro azul?

Novembro azul é um movimento que surgiu na Austrália em 2003 com o nome de Movember que é a junção de Mustache (bigode em inglês) e November (novembro em inglês). Um grupo de homens tiveram a feliz ideia de deixarem o bigode crescer para chamar atenção à saúde masculina, a escolha do mês de novembro se deu porque dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Essa ideia foi contagiando vários países, inclusive o Brasil. Hoje, o movimento já atinge mais de 1,1 milhões de pessoas em campanhas em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda.

A campanha chegou ao Brasil em 2008 através do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).

Iniciativas tem sido tomadas desde então, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul, a televisão e jornais exibem reportagens a respeito, vestimos camisetas azuis, exibimos em nosso peito o laço azul e bigode que são símbolo da campanha e até um restaurante La Pasta Gialla inovou e entrou na campanha lançando um prato “Tagliatelle Azul” (onde a massa é pintada de azul) que será servida este mês e uma porcentagem da venda do prato será revertida em pró da causa. 

Os números assustam o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, em primeiro lugar é o câncer de pele. A cada dia 42 homens morrem em decorrência de câncer de próstata; em 2019 serão diagnosticados mais de 68 mil novos casos no Brasil.

No Paraná segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que em 2019 serão diagnosticados 5480 novos casos no Paraná, com média de 15 diagnósticos por dia ou um diagnóstico a cada 95 minutos. Apenas em Curitiba, serão 810 casos neste ano.

Agora se descoberto precocemente a doença tem 90% de chances de cura.

Por isso é muito importante que se faça exames para detectar precocemente a doença.

Com o tema “ Seja herói da sua saúde”  a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) tem esse ano como padrinhos da campanha  o chef Henrique Fogaça e o ex-jogador de futebol da seleção canarinho Zico, ambos não tem medo e nem preconceito com  os exames de próstata e o fazem.

Mas o que é próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela se localiza abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O câncer se dá quando há uma multiplicação desordenada de células da próstata. 

É uma doença silenciosa porque na sua fase inicial não há sintomas, os sintomas aparecem na fase avançada da doença quando as chances de cura são menores.

Alguns sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen; urinar em gotas ou jatos sucessivos; necessidade de fazer força para manter o jato de urina; dor ao ejacular e dor nos testículos. 

Os fatores de risco são:

- histórico de câncer de próstata (pai, avô, irmão, tio)

- raça, homens negros tem mais chances de desenvolver a doença

- obesidade e sobrepeso

- Idade o risco aumenta com a idade avança

- Tabagismo

- Abuso de álcool

A única forma de se proteger contra esse mal é através do diagnóstico precoce, o homem deve ir ao urologista anualmente fazer o toque retal que permite ao médico avaliar, alterações da glândula como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e fazer também o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Se houver suspeita de câncer de próstata, outros exames poderão ser realizados tais como biópsias e ultrassom transretal.

Quando fazer o exame?

O exame deve ser feito anualmente aos 50 anos de idade agora se pertencer a grupo de risco deve ser realizado a partir dos 45 anos de idade.

“Eu costumo sempre ir ao médico, especialmente agora depois dos 40 anos. Já fiz exames como o da próstata e outros para conferir como estavam os órgãos. Acho muito importante fazer esses exames e quem ama a vida se cuida” defende o chef Henrique Fogaça.

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos.

Alguns cuidados devem ser realizados como forma de prevenção:

- opte por uma alimentação balanceada, inclua frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e diminua a ingesta de gorduras de origem animal.

- alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras podem acelerar o aparecimento do tumor. A ingestão de carnes vermelhas, leites e derivados aumentam a produção do hormônio da testosterona no organismo que em excesso, facilita o surgimento do câncer.

- para prevenir problemas na próstata o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos recomenda cinco porções de frutas secas ou de vegetais por dia. Isso equivale, por exemplo, a um copo de suco e um pote de banana com cereais no café da manhã, uma maça depois do almoço e batatas com ervilhas no jantar.

- doenças da próstata são mais raras ou evoluem de forma mais amena em homens que mantém uma frequência ejaculatória maior, então seja feliz.

- controle seu peso

- não fume

-evite o consumo de bebidas alcóolicas

- pratique exercícios físicos pelo menos 30 minutos diários

“Apoio a iniciativa porque a população e, principalmente o homem precisa saber do alto índice de câncer de próstata e todo cuidado é pouco. Cuidar da saúde é fundamental e prevenir ainda é o melhor remédio” recomenda Zico, ex-jogador de futebol.

Faça como Henrique Fogaça e Zico não deixe a falta de tempo, machismo, teimosia, vergonha ou medo te vencerem, quebre essa barreira e procure o seu urologista de confiança e faça o seu exame, pois como diz o Zico “prevenir ainda é o melhor remédio.”.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.