A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Dia Mundial do Câncer: abrace essa causa


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 03/02/2022
  • Compartilhar:

Desde 2017 a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), promove uma linda e inspiradora campanha, que já está na sua sexta edição, é a Campanha Vá de Lenço.

         Esta iniciativa tem como objetivo homenagear todos os pacientes que estão ou que passaram pela luta contra o câncer, além de alertar e educar a população sobre os fatores de risco e formas de prevenção para o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e neoplasias malignas.

         A campanha consiste em postar no dia 04 de fevereiro, dia em que se comemora o Dia Mundial do Câncer, uma foto sua no feed ou stories, usando um lenço, pode ser na cabeça, no punho, na bolsa, na cintura como um cinto, ou no pescoço, e marcar a #vádelenco e @abrale, e na legenda, listar quais mudanças em prol da sua saúde você fará em 2022.

         Em apoio à campanha a @quimioebeleza (IQeB) e @bancodelencosflaviaflores, doarão 1.000 lenços para pacientes quimioterápicos, e conta com a ajuda de voluntárias, que serão entregues em hospitais e na casa dos pacientes. Se você tiver câncer e quiser ganhar, basta e se cadastrar e solicitar o seu no link da bio do @bancodelencos ou no site www.bancodelencos.com.br, no site você poderá solicitar o seu lenço, aprende a como usar, ou ainda se você quiser contribuir com essa iniciativa você pode ser um voluntário ou doar recursos para ela.

         A maioria dos cânceres são evitados se adotarmos hábitos saudáveis, é necessário mantermos uma boa qualidade de vida, tais como:

Procure dormir bem. Evite comer ou beber alimentos com cafeína a partir do final da tarde, pois pode comprometer o seu sono. Leia um bom livro ou escute uma música antes de dormir.

As mulheres devem fazer o exame preventivo de colo uterino e mamografia. E os homens, exame de próstata, anualmente.

Não fume.

Tenha uma alimentação saudável, evite o consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcóolicas. Tome cuidado com excesso de sal e açúcar. Faça pequenas refeições ao longo do dia, e mastigue bem e lentamente todos os alimentos.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas; os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto que as mulheres devem limitar a uma dose. Para as mulheres o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.

Evite o consumo de peixes e carnes conservadas em sal, picles, certos molhos e outros alimentos muito salgados.

Evite comer carne processada, como exemplo a salsicha, presunto, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru.

Coma frutas, vegetais, hortaliças, e grãos integrais.

MEXA-SE, faça atividades físicas diárias por 30 minutos por dia, leve ou moderadamente. Troque o elevador pelas escadas, varra a casa, caminhe, dance ou corra, faça ginástica ou musculação, nade ou frequente uma academia. O importante é não ficar parado.

Mantenha o peso corporal adequado.

Amamente. Ao amamentar a mãe se protege do câncer de mama e a criança contra a obesidade infantil.

Cuide bem da sua boca, capriche na escovação dos dentes e da língua e não deixe de consultar o dentista regularmente.

Cuidado com o sol. Evite tomá-lo entre 10h e 16h, faça uso de protetor solar com FPS acima de 30, diariamente mesmo quando estiver nublado; se você trabalha exposto ao sol, use chapéu de aba larga, camisa de cor clara e calça comprida.

Vacine seus filhos contra HPV, a vacina está disponível no SUS para meninos de 11 a 14 anos e para as meninas de 9 a 14 anos.

Vacine-se contra hepatite B, ela está disponível no SUS para todas as idades.

Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Então, abrace essa nobre causa em favor a vida, participe desta campanha maravilhosa e adote esses hábitos, assim você estará prevenindo não apenas câncer, mas também evitam doenças cardiovasculares, entre outras.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.