Frio e seu mal silencioso
Com a chegada do inverno, a estação mais elegante do ano em que nos vestimos melhor, abusamos dos chocolates, fondues, sopas, feijoadas, massas, bolos, vinhos, dormimos melhor e nos esquecemos ou deixamos de lado as práticas físicas; na verdade a grande maioria das pessoas deseja mesmo é chegar em seus lares depois do trabalho, se alimentar , assistir um bom filme ou dormir; ou seja comemos mais e nos exercitamos menos.
Mas nem tudo são flores e sem que você perceba o frio tende a favorecer que as pessoas com pressão alta (hipertensão arterial) sofram um aumento e casos de derrame são mais comuns.
Por que isso acontece e que cuidados devemos ter?
Isto acontece porque o nosso organismo é sábio e precisa proteger o calor interno do corpo ao redor de 36,1° C (homeostasia), independentemente se está frio ou calor, ele faz de tudo para manter a temperatura. Assim quando as terminações nervosas da pele sentem a presença do frio o nosso organismo estimula a produção de um tipo de catecolamina que acelera o metabolismo evitando a perda do calor, protegendo os órgãos vitais internos, conseqüentemente as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam e se contraíam (vasoconstrição) fazendo com que mãos, pés, nariz e orelha esfriem, e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.
Outro fator, sentimos menos sede, as pessoas ingerem menos líquido e desidratam. Sangue mais denso e viscoso coagula com mais facilidade aumentando a pressão sanguínea.
Com o aumento da pressão sanguínea nos vasos com menor calibre, sobrecarrega o coração, facilitando o desprendimento de placas de gorduras que podem bloquear o fluxo de sangue para o coração e cérebro.
Extresse, consumo excessivo de sal, sedentarismo, não se agasalhar corretamente, tabagismo (fumar) são fatores que contribuem para elevação da pressão arterial.
Alguns sintomas que devem ser observados são:
- Falta de ar, seja no repouso ou no esforço
- Dor no peito que irradia para os braços
- Cansaço e tontura
- Desmaio, após atividades físicas intensas
- Dor de cabeça
- Inchaço nos tornozelos
- Sudorese abundante
- Dormência súbita na face ou nos membros de um lado do corpo
- Comprometimento da fala e da visão
E quais os cuidados que devemos ter?
- Evite a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico, procure se agasalhar antes de sair do calor para o frio.
- Um aquecedor portátil ajuda em semanas mais frias, trate de vazamento de ar frio por janelas, portas e telhado.
- Procure fazer atividades físicas, mas evite exageros quando a temperatura está muito baixa, pois o exercício físico exige um maior aporte de oxigênio nos músculos esqueléticos exigindo mais do coração. Uma dica preciosa é realizar um aquecimento mais lento e prolongado e se agasalhar corretamente; peças justas colocadas diretamente sobre a pele (tipo segunda pele) garantem melhor isolamento térmico e proteção contra o frio.
- A prática de exercícios aeróbicos ajudam a prevenir a hipertensão porque o corpo aquece e transpira, facilitando a vasodilatação assim a perda de líquidos e sais acontece naturalmente, mas sem exageros uma boa caminhada em ritmo regular e constante já é o suficiente.
- Alimente-se bem, tenha uma alimentação equilibrada e saudável com menos gordura saturada, açúcar e sal.
- Caso seja hipertenso faça uso regular da medicação prescrita pelo seu cardiologista e procure fazer visitas periódicas a ele.
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas
- Evite o excesso de peso
- Durma bem e tenha uma vida menos estressada, a falta de sono e os stress agravam o quadro de hipertensão.
- Não se automedique, sempre procure ajuda de um profissional, anti-inflamatórios e corticoides podem aumentar a pressão sanguínea .
- Vacine-se contra a gripe e pneumonia, principalmente os idosos e portadores de doenças crônicas devem tomar a vacina da gripe todos os anos, isto porque a infecção pelo vírus da gripe (Influenza) pode alterar a freqüência cardíaca sobrecarregando o bombeamento de sangue pelo coração.
- Procure beber água mesmo que não tenha sede, ou líquidos quentes ao longo do dia (chá, chocolate quente).
- Evite exposição prolongada ao ar-condicionado (frio ou quente) e controle os alérgenos domésticos, como poeira, cobertores e travesseiros feitos de lã ou que soltem pelos , plumas etc.
- Evite ambientes fechados e com grande quantidade de pessoas que facilita transmissão do vírus da gripe.
Ou seja, o melhor remédio é ainda a prevenção, então faça atividades físicas, se alimente corretamente, faça visitas regulares ao seu médico, faça uso da medicação prescrita, verifique a sua pressão e se agasalhe bem evitando choque térmico, previne-se e seja feliz.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.