Tenha um coração grato e seja mais feliz
Você já agradeceu hoje? Agradeceu pela, boa noite de sono, pelo cobertor que o aqueceu, por você acordar disposto a fazer os afazeres diários, pelo ar que você respira, pelo teto que o abriga, pelo café quentinho que você tomou logo que acordou, agradeceu pelo trabalho que lhe sustenta, pelos seus filhos, pela sua mãe, pelo seu marido, pela sua esposa, pela sua família?
Dia 06 de janeiro no Brasil é comemorado o dia da gratidão, que tal começarmos o ano exercendo a gratidão? Você só conseguirá ser feliz se antes for grato pelo o que você tem.
O ser humano tem o costume de enxergar só o lado negativo e gosta de reclamar de tudo, e se esquece de agradecer; por consequência a população está cada vez mais doente, doente de espírito, depressiva, ansiosa e mal-humorada.
Pessoas deprimidas colocam toda a sua atenção em acontecimentos ruins do passado através de ruminações, consequentemente produz culpa, ressentimentos e mágoa.
Pessoas ansiosas voltam seus olhares e sua atenção em prováveis acontecimentos futuros ameaçadores, que dificilmente acontecem, pensando nas possibilidades de coisas deram erradas; são pessoas muito tensas, medrosas, inquietas e infelizes.
Por isso, pensei em falar um pouco sobre gratidão e como esse nobre sentimento pode ajudar você a ter uma vida mais feliz e saudável.
A gratidão é um poderoso catalisador de mudanças positivas; para Melody Beetie “ A gratidão revela a completude da vida. Ela torna suficiente o que temos, e faz mais. Torna negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Pode tornar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo”.
Uma técnica fácil e acessível é escrever pelo que você é grato; tenha um Diário de Gratidão, separe um tempo no dia e escreva pelo o que você é grato todos os dias: 3 a 5 coisas, escreva coisas simples, por exemplo: eu sou grato pela chuva que molhou a terra hoje, eu sou grato pelo desenho lindo que meu filho fez na escola hoje, sou grato pela minha saúde. ESCREVA quando você escreve você força o cérebro a procurar por coisas boas que aconteceram durante o dia, assim inconscientemente seu cérebro vai sendo moldado e muda o seu jeito de pensar, modificando seu cérebro e treinando-o para ver as coisas boas da vida; consequentemente você se torna uma pessoa mais feliz e tranquila, chamamos isso de neuroplasticidade, ou plasticidade neural; refere-se à capacidade que o SNC possui em modificar algumas das suas propriedades morfológicas e funcionais em resposta às alterações do ambiente ( Elisabete Castelon).
Mas de acordo com Giridhari Das “Para dar certo, o segredo é ritualizar o processo, fazendo num mesmo horário do dia, digamos, antes de dormir. Pesquisas indicam que fechar o dia com sentimentos de gratidão tem um efeito especialmente profundo de bem-estar”.
Benefícios da prática da gratidão:
• Contribuiu para uma vida mais feliz;
• Abre nossos olhos para o que temos de bom na vida;
• Reduz o sentimento de insatisfação com o que queríamos ter e não temos;
• Ajuda a percebemos o que existe de bom na dificuldade
• Contribui para sentirmos emocionalmente melhor
• Combate sentimentos negativos
• Gera energia positiva
• O sistema imunológico fica mais forte
• As dores que sentimos diminuem
• Pressão sanguínea diminui
• Você dorme melhor e com mais energia ao caminhar
• Você fica mais alerta, vivo e acordado
• Mais otimista e feliz
• Mais prestativo e generoso
• Exercita a compaixão com mais facilidade e perdoa mais o próximo
• Fica mais extrovertido e se sente menos só e isolado.
Outro benefício é que a gratidão bloqueia sentimentos negativos como a inveja e o ressentimento.
Agora se você não gosta de escrever você pode recorrer ao play store do seu celular e digitar Diário de Gratidão, e baixar algum dos aplicativos e colocar em prática.
Tenha o diário sempre a mão assim quando você estiver triste leia o seu diário e você se sentirá muito bem.
Assim, quando você começa a dar Graças a Deus por tudo que você tem, além de você ter uma vida mais feliz e saudável, você se aproxima mais de Deus e as bênçãos vão superabundar em sua vida.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.