A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Novembro azul: prevenir contra o câncer de pênis é o melhor caminho


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 10/11/2022
  • Compartilhar:

A campanha do Novembro Azul é o mês dedicado a atenção à saúde do homem. Na saúde como um todo, não apenas no Câncer de Próstata, embora este seja o câncer mais comum entre a população masculina.     O câncer de pênis também pode fazer vítimas, podendo levar a amputação do membro, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia, nos últimos 14 anos foram registradas 7.213 amputações de pênis no Brasil, o que corresponde a um aumento de 1.604%.

O levantamento aponta que, em média, foram realizadas 515 cirurgias por ano para remoção o órgão genital masculino. A região Sudeste com maior número de amputações, totalizando 2.872 casos, o Nordeste (2.104), o Sul (1.134), Norte (631) e o Centro-Oeste (472). Os estados com mais cirurgias do tipo foram São Paulo (1.227), Minas Gerais (1067) e Paraná (582). Ou a morte, em 2020 segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM) 463 homens perderam a sua vida, para este mal.

        Raro em países desenvolvidos, mas com alta incidência em países de 3° mundo, o câncer de pênis tem afetado milhares de homens no Brasil, o que tem sido causa de preocupação entre os urologistas. Segundo o site da Agência Brasil, entre 2016 e 2022 este câncer atingiu 10.265 brasileiros. Este tumor tem maior incidência em homens a partir de 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens, e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

        A principal causa é a falta de higiene. A melhor forma de se prevenir é através da limpeza diária adequada na hora do banho, após relações sexuais e masturbação, que é feita de forma simples e barata, basta água e sabão. Ao tomar banho, o homem deve puxar o delicadamente o prepúcio, que é a pele que envolve a glande ou cabeça do pênis, e passar água e sabão suavemente, até eliminar a camada de gordura acumulada, chamada de esmegma. Essa prática deve ser ensinada pelos pais, aos seus filhos desde bem cedo, devendo ser feita diariamente.

Freepik

        Mas, alguns homens têm fimose, o que pode atrapalhar fazer a higiene. Fimose é quando a pele fica muito grudada e o homem não consegue expor a glande, tornando um fator de risco importante, podendo levar ao câncer de pênis. Então, é interessante consultar um urologista, que com uma correção cirúrgica, pode resolver o problema facilmente.

        Outro fator que pode contribuir é o vírus do HPV, que é transmitido pelas relações sexuais, este vírus é responsável por algumas doenças sexualmente transmissíveis e pelo câncer de pênis. Então é de extrema importância o uso de camisinha durante as relações sexuais, você estará se prevenindo duas vezes. Felizmente o calendário nacional de imunização, disponibilizou recentemente para meninos e meninas, vacina contra o HPV, não deixe de levar seus filhos para vacinar.

        Outros fatores como, falta de informação, tabagismo e baixo nível sócio econômico, também podem contribuir para esse mal.

        Como todo câncer, é uma doença silenciosa e de evolução lenta. Ele pode começar com uma ferida pequena ou uma alergia, o homem passa uma pomadinha, daí ele some. Depois de um tempo ele volta.

        Fique atento a qualquer alteração no pênis como, coloração da pele de cor avermelhada ou de espessura, lesões de cor marrom, feridas com secreções de odor fétido e que não cicatrizam ou sangram, nódulos, inchaços na área da virilha e manchas esbranquiçadas.

        Por isso, é de extrema importância, que o homem procure se consultar com o urologista, a partir dos 40 anos regularmente. E se perceber qualquer coisa diferente falar para ele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais da metade dos pacientes com câncer de pênis, demoram mais de um ano para procurar o serviço de saúde, após o aparecimento das lesões iniciais. Isso dificulta o tratamento e o homem pode vir perder parte ou todo o órgão, ou seja, sofre uma mutilação, ou até mesmo, o câncer pode invadir outros órgãos e perder a vida.

        A perda do pênis para o homem, pode trazer vários problemas, para sua autoestima, para sua vida sexual e sua vida psicológica. Por isso, procure se cuidar. Faça uma boa higiene e vá ao urologista regularmente. Procurar cuidar da saúde, não é sinal de fraqueza, você é humano e pode adoecer, então cuide de você e da sua saúde. 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.