A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 05/01/2023
  • Compartilhar:

Ano novo, tempo de recomeço e de traçarmos novas metas e objetivos, seja na área profissional, um curso, ou até mesmo levantar recursos financeiros para a tão sonhada compra ou reforma da casa própria, ou fazer aquela viagem tão aguardada.

        Mas, para isso é preciso estar bem consigo mesmo, se você não estiver bem, dificilmente atingirá seu objetivo. Por isso, no primeiro mês do ano acontece uma importante e necessária campanha o Janeiro Branco.

 A campanha nasceu em 2014, na cidade do triângulo mineiro Uberlândia (MG), o psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, teve a feliz ideia de promover a campanha, com o objetivo de chamar a atenção da humanidade, para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições. E desde então, vem ganhando outros países, a saber: Estados Unidos, Japão, Portugal, África, entre outros.

Pois, ao investirmos em Saúde Mental é o que nos move, nos sustenta, e nos capacita para uma vida saudável, plena, e cheia de realizações.

Sem Saúde Mental, não temos paz, não há sossego, não há harmonia nas relações e nem energia para desenvolvermos as tarefas diárias e nem temos cabeça para as pessoas que amamos.

O mês de janeiro foi escolhido por ser um mês em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções. Como uma folha ou uma tela em branco, as pessoas tendem a escreverem ou pintarem as histórias de suas vidas.

E para isso é preciso se autoconhecer, e procurar ter uma vida equilibrada, emocionalmente e fisicamente. Se trabalharmos demais, comermos demais, sem controle, acabaremos doentes, ansiosos, depressivos, irritados. E é sabido que vários cânceres têm origem de uma vida emocionalmente desorganizada.

E o tema deste ano de 2023 não poderia ser mais adequado: “a vida pede equilíbrio”.  Se estivermos bem, emanamos de nós uma energia tão boa, que contagia o próximo, fazendo com que o outro também se sinta bem. Como ondas, ondas de bom humor, de autoestima, que tem o poder de trazer alegria e paz a outra pessoa.

Vários eventos têm sido realizados, como: palestras, lives, distribuição de laços brancos e panfletos, artistas e profissionais de diversas áreas têm aderido à campanha, entre outras ações.

A poetisa Anne Karolynne, contagiada pela campanha, de forma leve e divertida, através de um cordel, escreveu que Saúde Mental tem jeito sim, e merece ser lida e assimilada por todos:

“Saúde Mental tem jeito

Vem cá, me diz uma coisa:

Já olhou dentro de si, pra procurar o sentido de viver até aqui?

Se catucar direitinho, vai encontrar o caminho pro autoconhecimento.

É preciso se enxergar e até identificar o que lhe traz sofrimento.

Não é somente a alegria que permeia nossa vida.

Há pedras e pedregulhos que tornam ela sofrida.

Em meio a dificuldade, existe a necessidade de procurar uma ajuda, um serviço ou um amigo que possa ser seu abrigo e, neste momento, acuda.

Não carece se acanhar se precisar de cuidado.

Cada um com seu sapato sabe se está apertado.

Se faça então um favor, procure ter mais amor com sua própria pessoa.

Se abrace, se queira bem, e só dê ouvido a quem tem a energia boa.

Nem pense em dar cabimento à fala de preconceito.

Quem se cuida já percebe: saúde mental tem jeito.

Busque aquilo que é saudável, que lhe faz ficar estável, que equilibra o seu astral.

Quem busca a vida concede, nosso mundo inteiro pede pela saúde mental”.

Portanto, neste novo ano que se inicia, procure cuidar da sua saúde mental, invista em afeto, seja mais presente, tenha mais diálogos, leia mais livros, cuida da sua saúde, busque autoconhecimento, dê-se mais tempo, viva com mais sentido, diga não à violências e preconceitos, viva a vida com respeito, procure descansar, pare de reclamar e murmurar, tenha auto estima, seja otimista, tenha um coração grato e pratique a gentileza.

Escreva de forma positiva a sua história, com pensamentos, e atitudes saudáveis, pelo bem da sua saúde. Seja o autor da sua própria estória, uma estória leve e gostosa de ser apreciada e vivida.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.