Dia Mundial da Asma: vencendo os desafios da asma através da Educação
Anualmente, toda primeira terça-feira do mês de maio, que neste ano será no dia 07 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Asma, que visa promover a conscientização sobre o controle da doença, assim como a prevenção de crises de mortes em decorrência da mesma. A data foi organizada em 1998, pela Global Initiative for Asthma (GINA), que escolhe um tema diferente a cada ano. Para este ano o tema escolhido foi: ”A educação sobre a asma é importante”. Pois, sabemos que através da educação podemos evitar crises de asma. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, vivem com asma. De acordo ainda com a Organização Mundial da Saúde (OMS), destes 300 milhões de pessoas, 3% a 10% desses pacientes, têm Asma do tipo Grave. E no Brasil este quadro não é diferente, a asma é a terceira ou quarta causa de hospitalizações no país pelo SUS, conforme dados do Ministério da Saúde temos cerca de 20 milhões de asmáticos no Brasil.
A asma não tem cura, mas tem controle, e se não for tratado adequadamente, pode matar. Asma é uma doença inflamatória crônica, ela causa inflamação dos brônquios, tubos que levam ar aos pulmões, causando seu fechamento. Quando ocorre a obstrução total da passagem do ar, o coração fica sem oxigênio, e o paciente corre o risco de sofrer uma parada cardíaca.
A única forma de evitar ou amenizar as crises asmáticas é através do tratamento; entretanto os pacientes começam o tratamento, acham que estão bem, e abandonam, aí vem as crises que podem vir a serem fatais. Fatores ambientais podem desencadear a doença, como: a exposição à poeira; pólen; ácaros e fungos; variações climáticas e infecções virais. Os principais sintomas são: tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, e desconforto torácico. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã. É de extrema importância para o asmático que ele viva em um ambiente limpo, livre de poeira, mofo ou sujeira. Alguns cuidados podem prevenir as crises:
- Beba bastante água;
- Mantenha quarto sempre limpo, a roupa de cama deve ser lavada semanalmente e secada ao sol;
- Elimine tudo que possa acumular pó: livros, tapetes, carpetes ou cortinas;
- As roupas que acumulam ácaros como casacos devem ser ensacados em sacos plásticos e antes de usá-los, devem lavados e colocados para secar ao sol;
- Cobertores, colchões, e fronhas, devem ser feitos de materiais antialérgicos;
- Não durma com aquecedor ligado;
- Evite contato direto com animais de pelo como: gatos ou cachorros;
- Aprenda a reconhecer seus gatilhos e evite-os, como: pólen ou poeira;
- Faça teste para alergias;
- Evite alimentos com muito corante e condimentos como ketchup, refrigerantes, diminua a quantidade de leite.
- Coma peixes, verduras, legumes e fibras;
- Vacina-se contra a gripe e covid-19;
- Evite mudanças de temperatura, e se agasalhe;
- Procure ir ao médico regularmente, faça seu tratamento e não abandone no meio do caminho;
- Evite cheiros fortes, como velas, sprays aromáticos ou essências; fumaças, gases, cheiros de tinta; produtos de limpeza ou higiene pessoal, ou perfumes;
- Pratique exercícios físicos sem excessos, com supervisão do seu educador físico e do seu médico;
- Não se automedique;
- Não fume;
- Importante não entrar em pânico em momentos de crise; Procure ter uma boa qualidade de vida, não espere uma crise para cuidar da sua saúde. A asma não tem cura, mas tem controle, e é perfeitamente possível conviver com ela, e ter uma vida saudável e longe de crises indesejadas.