Isolamento social: como manter a saúde em casa.
Ruas silenciosas, toque de recolher, bares, academias, restaurantes fechados, shoppings vazios, novelas e jogos de futebol paralisados, olímpiadas adiadas, alunos sem aula, comércio sem poder vender, consumidores sem consumir, igreja sem fiéis, viagens interrompidas e apenas serviços essenciais mantidos em horários reduzidos com restrição de entrada de pessoas.
Medo de adoecer, ansiedade, estresse e o medo de desabastecimento, leva a pessoa a encher o carrinho, se esquecendo que o outro também precisa, isto é, egoísmo, resultando em falta de alguns produtos, tal como: álcool em gel.
Vivemos tempos difíceis e devemos cuidar e ser solidário com o outro. Em tempos onde travamos uma guerra, contra um inimigo invisível, capaz de fazer vítimas e matar sem piedade.
O contato físico, beijo, abraço e aperto de mão tornaram-se armas letais e não visitar nossos pais, avós, tio e tia avós hoje é um ato de amor, pessoas que temos profundo respeito, amor e admiração.
A melhor estratégia é o ataque, é ficar em casa para evitar que o vírus circule e faça vítimas. Coisa difícil de fazer já que o ser humano, tem por natureza de ser social e estabelece vínculos sociais a todo momento.
Porque é tão importante o isolamento social?
Neste momento, o isolamento social associado a hábitos de higiene mais caprichados, são as formas mais eficazes de combate ao vírus, diminuindo a chance de muitas pessoas adoecerem ao mesmo tempo, evitando assim que os serviços de saúde fiquem sobrecarregados.
Compreendo que tal procedimento pode deixar você nervoso, ansioso, estressado, mas é muito importante manter a calma e se manter ocupado, para que você não tenha outros problemas de saúde, como: depressão, angústia, aumento da pressão arterial, entre outros.
Pensando nisso venho trazer algumas dicas que podem ajudar nesta hora:
Ao acordar, ainda na cama, dê uma boa espreguiçada, o que ajuda o organismo a gerar mais ânimo e disposição para o dia;
Tome um café da manhã caprichado com a sua família;
Abra as janelas e deixe a luz do sol invadir os ambientes;
Sabe aquela faxina que a tempos você quer fazer e nunca tem tempo, a hora chegou;
Divida as tarefas domésticas, todos podem ajudar;
Corte a grama;
Assista filmes e faça maratona de séries;
Procure estar mais próximo da sua família, é hora de conversar, rir e fazer coisas juntos;
Procure saber dos planos, sonhos e ideias do seu filho e aconselhe;
Jogue jogos de tabuleiro, dominó com sua família, meio fora de moda em tempos de internet, mas que faz muito bem e promove a união familiar;
Ouça música e dance ao som dela;
Invente receitas novas;
Não ataque a geladeira, fora de hora, afinal se você não está tendo gasto energético, só fará você engordar;
Procure se alimentar bem de maneira equilibrada e correta, coma bastante verduras, legumes, frutas, diminua carboidratos, doces e embutidos;
Hidrata-se, beba bastante água, água de coco e sucos naturais, diminua a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas;
Procure manter a mente ocupada, faça coisas que você goste;
Leia um livro, toque um instrumento. Cante não faz mal se você é desafinado, cantar faz bem;
Faça exercícios físicos, como por exemplos: pequenas corridas na garagem, se você tem escada suba e desça. Use sua criatividade para manter seu físico em forma;
Faça pequenos consertos na sua casa que há tempos precisam ser feitos;
Esta é uma ótima oportunidade para fortalecer laços familiares, não desperdice e aproveite;
Se estiver trabalhando home office estabeleça uma rotina de trabalho, procure uma ambiente confortável, faça pausas e não se alimente na mesa onde você está trabalhando;
Procure sempre lavar suas mãos;
Procure descansar e dormir, a falta de sono pode trazer prejuízos a saúde e ao seu humor;
Use a tecnologia ao seu favor para se conectar com pessoas queridas, faça vídeo chamadas ou ligue o som da sua voz pode fazer muito bem a outra pessoa;
Cuide das pessoas de mais idade;
Fique em silencio alguns minutos, com os olhos fechados respire e expire profundamente algumas vezes se conecte com Deus, faça uma oração, leia e medite na sua palavra, e veja como você ficará bem.
Enfim manter-se ocupado, manter a calma, procurar se divertir e fazer coisas que você gosta, como: se alimentar bem, dormir bem, meditar e mexer o corpo, são a chave para superar estes tempos difíceis. Lembre-se: tudo passa. Então fique calmo, lave suas mãos e fique em casa.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.