Prevenção contra Câncer de Pele começa na infância
O verão chegou, e com ele, reinando imponente e majestoso o Astro-Rei, o Sol, resplandece com toda sua força e vigor. E seus fiéis adoradores, exibem seus corpos para ele, nas areias das praias, e se refrescam nas mornas águas do mar, ou nas refrescantes piscinas. Porém, a perigo à vista, o Câncer de Pele.
Não é de se admirar que no Brasil, um país tropical, o Câncer de Pele é o mais frequente. Precisamos do Sol para sintetizar a vitamina D, entretanto, a exposição exagerada e inadequada é a principal causa do Câncer de Pele.
É muito importante se proteger, não só quando se vai à praia, mas no dia-a-dia. No campo, na cidade ou na praia, precisamos cuidar da nossa pele. Ela é o maior órgão do nosso corpo, e tem a função de revestir e proteger o nosso organismo de agressões, que estamos expostos todos os dias, como vírus, bactérias, fatores ambientais entre outros.
O Câncer de Pele acontece quando, as células da pele começam a se multiplicar e crescer desordenadamente, devido às longas exposições ao sol, e tem efeito cumulativo, ou seja, a pele acumula a radiação solar, todo o sol que você tomou desde o seu nascimento até a vida adulta, é depositada ou acumulada, como se fosse uma poupança, e se você se expõe demais, de maneira inapropriada, uma hora a conta chega.
Por isso, os cuidados com a pele devem começar desde criança, pensando nisso a Sociedade Brasileira de Dermatologia, lançou uma campanha tendo como tema: “câncer de pele é coisa séria e que a conscientização deve começar na infância”. A campanha teve início no mês de dezembro de 2020, como parte do dezembro laranja, mas, com calor cada vez mais intenso, penso que devemos nos preocupar em nos cuidar o ano todo.
Os cuidados com a pele precisam ser tornar um hábito, e quando ensinamos às crianças, os conceitos de prevenção dos danos solares (câncer de pele, desidratação, queimaduras e insolações) quando se tornam adultos, elas manterão os hábitos, evitando os surgimentos de doenças.
Procure conscientizar a criança desde pequena, da importância do cuidado com a pele, usar óculos de sol, e blusas com proteção solar UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar tomar sol entre 10h e 16h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada 2 horas ou sempre que houver contato com a água. Usar o protetor mesmo em dias nublados é essencial. O protetor solar precisa ser usado diariamente, e pode ser usado a partir de 6 meses de idade.
Vale lembrar que, além do Câncer de Pele, o sol, se tomado de maneira inapropriada, ou exagerada, pode causar, manchas na pele, rugas, envelhecimento precoce, desidratação, queimaduras e insolações.
Tenha em mente que ninguém está imune ao Câncer de Pele, se há sol, o perigo existe, então, procure se cuidar, proteja-se e converse com seus filhos, ensine suas crianças desde cedo, para que elas não sofram mais tarde. Torne a prevenção um hábito.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.