A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pele bonita é pele saudável


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 25/01/2019
  • Compartilhar:

Sol, calor, mar, piscina, férias, período de descanso para muitos. Onde as altas temperaturas levam milhares de pessoas a se refrescarem tomando banho de mar, piscina e sol.

É verdade que a exposição ao sol traz benefícios à saúde como a produção de vitamina D mas também traz malefícios e é preciso saber como e quando se expor a  ele e de maneira apropriada. 

Muitas mulheres buscam o bronzeado perfeito e ficam horas e horas diante do astro-rei sem a devida proteção. A apresentadora do programa global Mais Você Ana Maria Braga em conversa com o médico dermatologista Otávio Macedo disse em seu programa matinal que não se protegia por falta de informação. “Tomei muito sol  numa época que não tinha protetor solar. A gente passava coisas para ficar com aquele bronze. Misturava tudo que era marrom com urucum. Aquilo fritava. Essa falta de informação me levou a ter câncer de pele. Até hoje tenho problema de pele. Eu tive a sorte de não ter metástase. As pessoas não acreditam que câncer de pele mata, mas o assunto é muito sério.” Declarou a apresentadora.

De acordo com Marcelo Leite, jornalista e doutor em ciências sociais pela Unicamp, “mulheres se apavoram com os cânceres de mama e os homens, com os de próstata, mas deveriam dedicar também atenção aos tumores do tipo melanoma e não melanoma. Assim como no restante do mundo, eles são o tipo mais comum no Brasil e devem responder por quase 172 mil casos novos por ano no biênio 2018-2019.” 

Estima-se que  1 entre cada 4 casos de câncer diagnosticados se origine na pele ou nas mucosas.

O câncer de pele é curável desde que descoberto precocemente; ele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células.

O câncer de pele se divide em 2 grupos o melanoma, forma mais grave e letal e o carcinoma ou não melanoma.

O melanoma ataca os melanócitos , células que compõem apenas 1% da pele e produzem a melanina pigmento escuro que dá cor à pele ela funciona como um filtro solar natural, atuando com barreira física para os raios UV.

É comum em pessoas claras e pode desencadear metástases originando tumores em alguma parte do corpo levando ao óbito, a incidência maior se concentra nos estados Sul e do Sudoeste Brasileiro pois é onde há mais imigrantes europeus brancos. Acomete muitas vezes pessoas mais jovens como aconteceu com Bárbara Evans filha de Monique Evans a famosa descobriu a doença com 22 anos de idade.

Alguns fatores de risco para o melanoma são bronzeamento artificial; existência de casos de melanoma na família; grande quantidade de pintas no corpo; ocorrência de queimaduras de sol na infância; olhos claros, cabelos ruivos e pele clara com sardas; exposição intensa e intermitente ao sol.

O carcinoma ou não melanoma é o tipo mais comum e representa cerca de 95% de tumores malignos de pele sendo o carcinoma basocelular, o mais comum e menos agressivo e o carcinoma espinocelular o mais grave. Acomete pessoas mais velhas.

Alguns fatores de risco são a exposição solar, histórico familiar ou pessoal, idade e imunidade enfraquecida. 

Os sintomas são pequenas feridas que sangram facilmente e não cicatrizam. Geralmente se localizam nas áreas de pele expostas ao sol tais como rosto, orelhas, careca, ombro, mas também podem aparecer em áreas cobertas, não costuma doer mesmo em fases mais avançadas.

Como identificar?

Uma regra muito utilizada para identificar é a do ABCDE que consiste na observação da pinta.

A - Assimetria da pinta (se um lado da pinta é diferente da outra);

B - Bordas irregulares (quando o contorno da pinta é irregular);

C - Cores (quando a pinta tem variações de cores);

D - Diâmetro (maior  que 6 mm);

E - Evolução (quando a pinta está crescendo ou se modificando).

Como se prevenir?

- Use chapéus de preferência de abas largas pois protegem a nuca e as orelhas;

- Evite o sol entre 10 e 16 horas;

- Na praia ou na piscina use barracas feitas de algodão ou lona que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável 95% dos raios UV ultrapassam o material.

- Use óculos escuros e sombrinhas

- Use roupas apropriadas como uma camisa de manga comprida, calças

-Use roupas com fotoproteção

- Use filtros solares com proteção UVA e UVB diariamente e não somente em horários de lazer ou de diversão com fator solar 30 no mínimo. Reaplique a cada 2 horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre.

- Não faça bronzeamento artificial

- Mantenha uma boa hidratação da pele

- Observe sua pele, procure pintas ou manchas suspeitas.

- Mantenha bebês e crianças protegidas do sol, filtros solares podem ser usados a partir de seis meses.

- Consulte um dermatologista  no mínimo uma vez ao ano, para um exame  completo.

- Trabalhadores que trabalham no sol devem usar equipamentos de proteção individual: chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas  que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator solar de no mínimo 30.

O ator australiano Hugh Jackman numa entrevista a revista People em 2015 com curativo no nariz revelou  que não teve 1, mas sim 4 Carcinomas Basocelulares sendo o último retirado em 2013.

“Por favor não sejam tolos como eu. Façam exames. E usem Protetor Solar.” Aconselha o ator.

Peço que sigam o conselho dele cuidem da sua pele é coisa séria, afinal pele bonita é pele saudável.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.