Dia Mundial do Coração: crie ambientes saudáveis para o seu coração
Dia 29 de setembro, domingo, será celebrada o Dia Mundial do Coração, data criada no ano 2.000, é comemorada anualmente deste então, que tem como objetivo alertar as pessoas sobre os problemas relacionados com o coração, tais como: doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral, fatores que matam cerca de 17 milhões de pessoas por ano.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos.
Este ano o tema escolhido é “As escolhas do coração não são escolhas difíceis”, tendo como foco principal criar ambientes saudáveis para o coração, pois, embora seja comum acontecer doenças cardíacas, é perfeitamente possível prevenir estes males, através de boas práticas, bons hábitos e boa alimentação.
As doenças relacionadas com o coração são silenciosas, e sem sintomas aparentes, daí a importância de ir ao médico regularmente, principalmente depois dos 40 anos, para ver se está tudo bem e diagnosticar precocemente alguma doença ou para ajustar a medicação.
O nosso corpo dá sinais, ele conversa com você e diz quando tem algo de errado, mas, devemos estar atentos a eles. Se você sentir desconforto ou dor no peito, tontura ou desmaio, falta de fôlego com ou sem esforço físico, palpitações, dores nas pernas e na panturrilha, procure o médico.
Com exceção do fator da hereditariedade, a boa notícia é que a maioria das doenças cardiovasculares, podem ser prevenidas, através de mudanças de hábitos. Quando adotamos uma vida mais saudável, nosso nível de estresse e ansiedade diminui, contribuindo para a nossa saúde física, mental e emocional, ou seja, nos tornamos pessoas mais felizes.
Cerca de 80% dos infartos e derrames podem ser evitados com dieta saudável e práticas de exercícios.
Mas, é preciso que você se conscientize da importância e tome uma atitude em favor da saúde do seu coração.
Abandone o cigarro, o hábito de fumar anda de mãos dadas como doenças do coração.
Controle seus diabetes, pois, quando ela está desregulada ela danifica os vasos sanguíneos. Controle sua hipertensão e seu colesterol alto.
Pratique exercícios físicos regularmente, mexa-se não fique parado. Mantenha seu peso corporal.
Tenha uma dieta saudável e equilibrada. Beba bastante água. Reduza o consumo de sal. Reveja o hábito de beber.
Procure levar uma vida com mais leveza. Faça meditação. Faça coisas que você gosta e de dá prazer.
Previna-se e faça exames anuais.
Exerça o perdão, um coração amargurado, faz mal ao seu coração.
Fuja do estresse, procure descansar e relaxar.
Procure dormir bem.
Enfim, exerça o perdão, seja grato, fuja do estresse, pratique exercícios físicos, se alimente bem, vá ao médico regularmente, abandone vícios, ou seja, crie ambientes saudáveis, assim o seu coração baterá forte e saudável, no ritmo certo por muito tempo.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.