A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Mantenha suas mucosas hidratadas e ganhe mais saúde


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 08/04/2021
  • Compartilhar:

Estamos no outono, o clima frio e seco, associado a ambientes com ar condicionado, e ou poluídos, e a baixa umidade do ar, fazem com que nossas narinas fiquem ressecadas, e é comum ocorrer sangramentos nasais. Não só as narinas, mas as mucosas orais e corporal, também sofrem com o ressecamento. É de extrema importância que as mucosas fiquem úmidas, pois assim, elas poderão nos defendem contra vírus e bactérias.

            Em tempos de pandemia, em que o uso prolongado de máscaras é obrigatório, faz com que o nariz fique mais congestionado e ressecado, ele pode ficar mais ardido e sensível, e casquinhas podem se formar. Uma dica muito importante é, não cutuque seu nariz, você pode machuca-lo.

            Quando o nariz está entupido, seja pelo uso da máscara, ou pela baixa umidade do ar, respiramos pela boca o ar entra no nosso organismo frio, e cheio de partículas prejudiciais ao nosso organismo, pois não há nenhum filtro na boca para segura-las. Consequentemente, a mucosa oral ficará seca e teremos mau hálito, e poderemos desenvolver infecções e inflamações, como amidalites e faringites. O ouvido também poderá ser afetado, pois existe um canal de comunicação entre o nariz e o ouvido, chamado de tuba auditiva, e otites poderão aparecer.

            Devemos sim, respirar pelo nariz e não pela boca, porque o nariz umedece, aquece e filtra o ar, para que ele chegue na temperatura ideal e puro, até o pulmão, fazendo com que ele possa trabalhar de maneira adequada. Agora se respirarmos pela boca, o ar entra frio e seco, quando ele chega ao pulmão, há um choque de temperatura, pois, a temperatura interna do nosso organismo geralmente é mais alta, e ele sente e leva um susto, e se fecha, levando a crises de asmas e bronquites, lotando UPAS e prontos socorros.

            O nariz tem por função também filtrar e defender nossas vias respiratórias, ele retém partículas irritantes e grandes como poeira, pó, pólen, bactérias e vírus, inclusive o coronavírus.

            Agora, se a carga de sujeira é grande demais, ele joga para fora através de um mecanismo de defesa, que é o espirro, então precisamos espirrar, mas vale lembrar que devemos proteger e evitar a outra pessoa seja afetada, então sempre ao espirrar use o antebraço, ou suas mãos, e depois lave suas mãos com água e sabão, e na falta deste faça uso de álcool a 70%.

            Por tudo isso, é necessário limpar e hidratar nossa mucosa nasal, é a melhor maneira é usando o soro fisiológico. Não use descongestionantes nasais, pois eles podem trazer problemas cardíacos futuros, só use com indicação médica.

            O soro fisiológico está disponível no mercado em várias opções: em forma de spray, ou spray de jato contínuo. Ao fazer uso destes sprays você estará lavando seu nariz, limpando, hidratando, prevenindo contra várias doenças como resfriados, gripes, rinites, sangramentos, e evitando que vírus e bactérias entrem no seu organismo.

            Essa lavagem com soro fisiológico, deve fazer parte da rotina diária de higiene pessoal, e pode ser feita desde crianças pequenas até idosos.

            Faça pela manhã ao acordar e ao deitar. Fique de pé. Introduza o bico do spray na narina e direcione o jato para lateral da parede do nariz, em direção aos olhos, nunca em direção ao septo nasal, ou seja, no meio do nariz, pois você pode machucar ou provocar um sangrando. Tampe uma narina e espirre, aspire a solução e sinta que o líquido entrou até a garganta.

            Atenção, o soro indicado é aquele usado para inalação e não para reidratação usado em diarreias.

            Você também pode fazer em casa o soro. Para isso é só misturar em 1 litro de água filtrada ou fervida, 2 colheres de café de sal (para deixar a solução hipertônica) e 1 colher de bicarbonato de sódio (para melhorar o PH). Pegue 1 seringa de 20 ml sem agulha e encha com a solução, e introduza na narina, não muito devagar para não escorrer para fora, e nem tão forte para não machucar, controle a pressão.

            Porém, ao fazer com soro caseiro, você deve observe alguns cuidados, como: não use o soro quente, frio ou gelado, a temperatura deve estar morninha; controle a pressão quando for injetar; e cuide de higienizar adequadamente a seringa sempre que for reutilizá-la.

            Depois de lavar com o soro assoe o nariz com a ajuda de lenços descartáveis macios, mas atenção nunca assoe os dois de uma vez, tampe uma narina e assoe uma feito isso, faça da mesma forma com a outra. Depois jogue fora os lenços usados.

            Hidrate a mucosa oral também, para isso você deve fazer gargarejos com a seguinte solução: pegue 1 copo de água, ferva e deixe esfriar, acrescente sal a ela, a medida é uma pontinha de sal em uma colher das de café. Faça então gargarejos com ela por uns 5 minutos diariamente.

            Hidrate seu organismo, bebendo bastante água. Cerca de 8 copos de água por dia.

            Cuide das suas mucosas, beba bastante líquidos, lave seu nariz e faça gargarejos. A sua saúde agradece.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.