A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Um baita palavrão!


Por: Alessandra Macon
Data: 26/06/2020
  • Compartilhar:

Em 2001, o dicionário Houaiss publicou, oficialmente, a definição da maior palavra da língua portuguesa, composta por 46 letras. Se você inalar a fumaça expelida por um vulcão e isso te causar um problema respiratório, provavelmente você será diagnosticado com pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Pelo tamanho da palavra, já imaginamos a gravidade do problema.

A medicina e a química são as áreas que possuem as maiores palavras devido ao fato de que, normalmente, especialidades médicas, substâncias ou componentes químicos são usados nas composições das palavras. É o caso, por exemplo, de oftalmotorrinolaringologista (médico especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta), com 28 letras, ou paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol (uma substância usada para produzir medicamentos) com 43 letras.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia, com 33 letras, é o nome que se usa para diagnosticar a fobia que algumas pessoas têm de palavras grandes. Essa, provavelmente, foi uma definição para zombar com aqueles que tem essa fobia, pois é possível ter um ataque de medo só de ler o nome.

Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é considerada a maior palavra da nossa língua fora do grupo das palavras técnicas, que corresponde a algo que foi feito contra a constituição de um país.

Ao redor do mundo, em outros idiomas, existem palavras que são ainda maiores. Taumata, por exemplo, é o nome abreviado de um monte, localizado na Nova Zelândia. Esse nome abrevia uma palavra de 85 letras e é considerado o maior nome de um lugar no mundo. 

Hubert Wolfe, um senhor alemão, possui o maior nome de pessoa do mundo, composto por 588 letras. São 25 nomes próprios mais o sobrenome, que conta uma história sobre pastores e extraterrestres que vêm ao nosso planeta para morar aqui.

Por fim, temos a maior palavra do mundo, que pertence à língua inglesa e possui 189.819 letras. Sim, isso mesmo! São milhares de letras. É claro que eu não poderei escrevê-la aqui, pois tomaria algumas páginas do jornal. Não é uma palavra comumente utilizada, já que você não a utilizará em uma frase, mas ela existe e é o nome da fórmula de uma proteína, a titina, que está presente no nosso DNA. Isso acontece porque as proteínas levam o nome de todos os seus componentes químicos, o que deixou essa palavra extremamente grande.

Curiosidade:  Um inglês cronometrou o tempo que demora para falar essa palavra. Ele levou mais de três horas para pronunciá-la até o fim.

Alessandra Macon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.