A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


AS PALAVRAS DO SÉCULO XXI


Por: Alessandra Macon
Data: 18/02/2021
  • Compartilhar:

 

Depois de procelosa tempestade/ Nocturna sombra e sibilante vento,/ Traz a manhã serena claridade,/ Esperança de porto e salvamento”.

O trecho acima faz parte da obra Os Lusíadas, de Luiz de Camões. Perceba como algumas palavras usadas não fazem mais parte do nosso vocabulário, apesar de serem palavras presentes em algumas versões de dicionários.

Agora, imagine que você está conversando com um português no XVIII. Você acredita que as palavras que ele usaria seriam fáceis de compreender? E ele, entenderia as palavras ditas por você?

Ler obras de Camões ou a carta de Pero Vaz, por exemplo, nos mostra um pouco como a língua portuguesa mudou no decorrer do tempo. Os registros de textos históricos mostram que muitas palavras usadas nos séculos passados não são mais usadas atualmente. Você já ouviu as palavras percisão ou tristura, por exemplo? Pois é, eu também não e elas já fizeram parte do vocabulário dos brasileiros.

Da mesma forma como algumas palavras caem no desuso ou sofrem mudanças ortográficas, outras palavras são inseridas na língua portuguesa. Certa vez, em uma aula de latim (sim, esse é o tipo de aula que temos no curso de Letras) uma colega perguntou ao professor como se dizia celular em latim.

A respostas dele foi bem simples: não existe essa palavra no latim pelo simples fato de que não eram usados celulares na época em que o latim era falado. Isso vale para computador, carro, internet.

Da mesma forma, você imagina seus avós dizendo coisas como download, notebook ou wi-fi na época em que tinham a sua idade? Essas palavras foram inseridas na língua portuguesa devido ao uso de tecnologias e novas invenções que surgiram.

Quando dizemos que a língua sempre está em movimento ou está sempre se transformando é disso que estamos falando. Não existe uma língua pronta, determinada e finalizada. Com o passar do tempo e com as mudanças que vão ocorrendo na sociedade, algumas palavras caem no desuso e outras são inseridas.

Uma das últimas palavras inseridas na nossa língua foi COVID-19, que é uma abreviação Coronavirus Disease 2019, nome da doença que causou a pandemia mundial, em 2020.

Curiosidade: Algumas palavras foram inseridas na língua portuguesa devido ao uso das reder sociais, como o verbo tuitar (referente a postar um twitter), blogueira (que é uma palavra derivada da palavra inglesa blog), youtuber (aquele que trabalha postando vídeos no youtube) e até mesmo a palavra deletar (que surgiu com o verbo delet, em inglês).

 Alessandra Macon

Alessandra Macon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.