É SANTO DO PAU OCO!
Você já ouviu ou já usou essa expressão? Sabe o que ela significa? Fica por aqui que eu vou te contar!
Essa expressão é uma convenção social e é usada para descrever alguém que tem o caráter duvidoso, age de forma manipulada, fingida e/ou dissimulada. Apesar de culpado, a pessoa nunca aparenta ou confessa o que fez. Dizemos que essa pessoa é santa do pau oco. Mas por que ela recebe esse nome?
Uma possível explicação, de acordo com alguns historiadores, é que, por volta dos séculos XVII e XVIII, a atividade mineradora de ouro, diamante e outras pedras preciosas no Brasil era muito grande.
O governo, que queria parte do lucro obtido com a mineração, cobrava um imposto muito alto pelo ouro que era encontrado no país (20%) e, para driblar esse imposto, os mineradores precisaram encontrar formas de esconder o ouro.
Uma das formas encontradas foi esculpir imagens religiosas em madeira, deixando as peças ocas para que o ouro fosse escondido no interior delas. Assim, o ouro era transportado e comercializado sem passar pelos registros do governo e, dessa forma, não haveria cobrança de impostos.
Essa foi, possivelmente, uma das primeiras formas de sonegar impostos no Brasil.
Curiosidade: em Portugal, houve uma adaptação dessa expressão – santo de pau carunchoso - com o significado de pessoa que tem “podridão” por dentro, bem próximo ao que temos no Brasil.