Como identificar fraudes e golpes – De olho na Língua Portuguesa
Como identificar fraudes e golpes – De olho na Língua Portuguesa
O trecho acima é uma conversa, em um aplicativo de mensagens, entre um golpista e sua vítima. Essa vítima caiu no golpe do boleto falso e pensava estar falando com a empresa responsável por quitar um veículo financiado.
Ao ler essa conversa, você consegue apontar de que forma poderíamos identificar um possível golpe?
Sabemos que a Língua Portuguesa pode ser usada de maneira formal, dependendo do ambiente em que estamos e das pessoas com que estamos conversando; e de maneira informal, quando há a possibilidade de usar gírias e abreviações, por exemplo, pois estamos em um ambiente com amigos, familiares, de forma descontraída.
A linguagem formal é, geralmente, utilizada por profissionais quando estão em seu ambiente de trabalho, seja ele físico ou virtual. No trecho acima é possível observar que, mesmo sendo uma conversa séria, o golpista usa de uma linguagem informal para falar com a vítima.
A forma como o golpista usa frases grandes sem nenhuma vírgula também é uma forma de identificar um possível golpe, pois os profissionais que atendem aos clientes têm, geralmente, o cuidado de utilizar a linguagem formal. É importante observar, também, que a forma como as horas são representadas também está errada; o correto seria 09h.
Você deve estar pensando: quem identifica o uso da linguagem informal são professores de Português, mas veja só: no trecho da conversa acima é possível observar o uso de gírias – magina – que não é comumente utilizado em relações profissionais.
Um profissional que entra em contato pela primeira vez com um cliente não fará uso de gírias ao escrever. Isso fará com que sua credibilidade diminua, mas esse tipo de atitude não é importante para os golpistas, pois a maioria deles não tem esse tipo de preocupação.
É importante estar atento, pois são pequenos detalhes que impedirão que você caia em um golpe, por isso, leia sobre isso e se informe sobre os golpes que estão sendo aplicados atualmente, de que forma os golpistas estão entrando em contato com as vítimas.
Além disso, converse sobre golpes com as pessoas. Quando falamos sobre um assunto, damos a isso a atenção necessária, que nos mantêm atentos e impede que sejamos vítimas de golpes. Você não imagina quantas pessoas já passaram por isso e poderão te alertar.
Por Alessandre Macon