A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Você já agradeceu hoje?


Por: Alessandra Macon
Data: 13/05/2021
  • Compartilhar:

Você diz obrigada ou você diz obrigado? Depende de quem está falando, não é?

Pessoas do sexo feminino dizem obrigada e pessoas do sexo masculino dizem obrigado. Ainda que uma mulher agradeça a um homem usará obrigada e vice-versa. Tudo depende de quem está falando, não de quem está ouvindo.

Mas você sabe de onde vêm a expressão obrigada/obrigado?

A palavra obrigado vem de obrigação, do verbo obrigar. É como se alguém dissesse "sou obrigado a te retribuir por isso". Para não dizer a frase toda, resumimos tudo em obrigado.

Existm outrasformas de agradecimento, como, por exemplo, usar grato ou gratidão. Grato ou gratidão vêm da palavra graça (algo recebido de boa vontade, sem retribuição). Nesse caso, você é grato por alguma coisa, mas não tem a obrigação de retribuir, semanticamente falando.

Percebe que existe uma diferença entre obrigado e grato (gratidão)?

O obrigado está firmando um acordo entre quem diz e quem ouve. Eu sou obrigado a te retribuir isso. Ao contrário, quando dizemos grato (ou gratidão, que está tão na moda ultimamente) estamos sendo gratos por algo que nos foi oferecido, sem nenhuma obrigação de receber algo em troca.

O uso do obrigado virou uma convenção social (algo que todos usamos como uma forma educada ao receber algo de alguém) e não existe, hoje, a preocupação desse "acordo firmado" em retribuir algo. É claro que, literalmente, ninguém deve nada a ninguém, mas essa é uma forma de pensar sobre a importância de conhecer e entender aquilo que falamos.

Conhecer a origem e o significado de uma expressão nos deixa mais atentos a tudo que ouvimos e falamos e isso é muito importante para a compreensão de ouve ou lê aquilo que você diz ou escreve.

E você, agradece de que forma? Já tinha parado para pensar sobre isso?

Alessandra Macon

Alessandra Macon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.