A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O USO DO SUPER – O SUPERPREFIXO


Por: Alessandra Macon
Data: 25/03/2021
  • Compartilhar:

Super é um prefixo que está “na moda”. Hoje em dia, tudo é super. Vemos o super nas redes sociais, nos jornais, nas revistas, na TV, em livros, por toda parte. O que as pessoas não se atentam é que, assim como todos os sufixos e prefixos, o super tem uma regra para ser usado e ela não é respeitada na maioria das vezes.

De acordo com a gramática portuguesa, os prefixos devem ser ligados às palavras (com ou sem hífen), pois sozinhos eles não têm um sentido próprio. Isso vale para super, inter, pré, pós, por exemplo; elas não têm sentido quando estão sozinhas.

Conforme a regra, deve-se usar o hífen quando a palavra seguinte começar com r ou h, como em super-herói e super-resfriado. Com as demais letras, é só juntar tudo e escrever superfeliz, superbravo, superlegal.

Com isso, já sabemos que todos os “supers” usados na tirinha acima estão escritos de forma errada. Apesar de ser um texto publicado na internet e até mesmo em livros didáticos, existem correções a se fazer.

É por isso que eu sempre digo: não confie em tudo que você lê. Pesquise, se informe, pois se nos equivocamos com o uso de um prefixo, imagina outros assuntos.

Você se arrisca a escrever de forma correta as palavras que estão erradas na tirinha? Vou deixar um espaço pra você aqui.

Por Alessandra Macon

Alessandra Macon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.