A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Que pé rapado!


Por: Alessandra Macon
Data: 29/05/2020
  • Compartilhar:

"Se tens o cruzado, Anica,

Manda tirar os sapatos,

E senão lembra-te o tempo

Que andaste de pé rapado"

Você já usou a expressão "pé rapado" alguma vez? Eu acredito que sim. Essa expressão surgiu, genuinamente, no Brasil e é usada para se referir a alguém sem muitas condições financeiras. 

 Gregório Matos usou a expressão "pé rapado" pela primeira vez em um de seus poemas, na segunda metade do século XVII. Ele dedicou seus versos a uma mulata baiana que havia pedido uma moeda para arrumar os sapatos que estavam estragados.

Mas você sabe como surgiu a expressão "pé rapado"? Não sabemos exatamente quando essa expressão surgiu, mas o porquê eu vou te contar.

Antigamente, no Brasil colonial, as ruas das cidades não eram pavimentadas como são hoje. As pessoas mais ricas ou abastadas andavam a cavalo, de carroça ou até mesmo com liteira (espécie de cadeira portátil que era carregada por animais ou por homens) e isso impedia que sujassem seus calçados com lama. Os mais pobres se locomoviam a pé e, por isso, sujavam os pés de lama. 

Na frente dos locais públicos e das igrejas sempre havia um pedaço de metal preso ao chão para que, aqueles que andavam a pé, pudessem raspar a sola dos sapatos para tirar o excesso de lama. Dessa forma, mantinham os locais livres de lama.

Assim, raspar os pés era algo relacionado às pessoas pobres, que não tinha como se locomover de outra forma que não fosse a pé. Isso originou a expressão "pé rapado" com o significado que usamos hoje na língua portuguesa.

Curiosidade: as expressões são muito específicas de cada país onde um idioma é falado.   No entanto, "pé rapado" também é usada em Portugal com o mesmo sentido que usamos no Brasil.

Alessandra Macon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.