A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Solidariedade e respeito ao outro


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 20/05/2024
  • Compartilhar:

Em mais esta troca de ideias, trago reflexões referentes aos fatos ocorridos e ainda presentes, nas chuvas e enchentes do Rio Grande do Sul, pois colocam questões essenciais para discutirmos e refletirmos. Indubitavelmente, não se podemos deixar de refletir e debater a respeito de dois princípios éticos essenciais e o que considero vital – o tema da alteridade. Os princípios são então a solidariedade e o respeito ao outro ou a alteridade.

Indiscutivelmente, a resposta ética do povo brasileira em geral, ao sofrimento e a dor, expressos nos rostos dos irmãos gaúchos, foi e continua muito intensa. Aqui, localiza-se a solidariedade, não somente no sentido de reconhecer a situação delicada do outro, mas consistindo no ato de responder a expressão de apelo no rosto do outro que sofre. Ser solidário, o auxiliando no seu momento difícil, como está acontecendo agora, havendo uma identificação em relação a responsabilidade ética ao sofrimento destes outros.

O respeito, por sua vez, torna-se a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. Respeitar o seu sofrimento. Ato de respeitar que estimula o acolhimento e a escuta do outro, que passa por alguma necessidade. Por alguma dor. Relaciona-se então, a ter um olhar de empatia pelo outro, o tratando com profunda atenção e deferência. Este ato de respeitar, que nos permite sair de nossas bolhas do individualismo, escutando a realidade do outro que nos convoca. Estamos passando por um momento muito difícil, mas que será ultrapassado e vencido, exatamente pela combinação em nosso agir, entre estes dois princípios: o ato de respeitar e ter solidariedade.

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.