Expondo Ideias
A dignidade e respeito ao valor da pessoa humana
Quando nos referimos à noção de dignidade, presente no título desta nova troca de ideias, viso colocar em discussão e exercício de reflexão, a percepção de dignidade enquanto o valor da pessoa humana em garantir sua existência de forma adequada e virtuoso, tanto em termos materiais quanto espirituais. Desta forma, ter as condições de pessoa, digna de uma existência humana digna, permite a abertura para relações e ações que promovam uma paz interna e externa, que por sua vez intensificam mais ainda a proporcionalidade de dignidade.
Importante frisar, ter respeito por si, receber o respeito dos outros e ter respeito pelos outros, proporciona maior autoestima e respeito à dignidade de ser e estar. Ser com si mesmo e se sentir digno de estar com os outros. Quando falamos em dignidade humana, precisamos pensa-la como universal, idêntica e perpétua. Ou em outros termos: deve ser usufruída por todos os seres humanos. De modo mais equitativo e por toda a existência de cada indivíduo.
Reconhecer a dignidade do valor humano, deveria ser uma atitude própria decorrente do valor elevado e intrínseco que precisa ser respeitado e reconhecido em todo o ser humano. Quanto mais respeitamos e promovemos o valor a dignidade da pessoa humana, mais humanizamos e somos humanizados. Penso neste grande tema como um desafio e questão que afeta a todos nós, principalmente em estruturas sociais, políticas, étnicas e econômicas, experiências e práticas comuns em sociedades como a nossa. Termino com uma citação do arcebispo sul-africano Desmond Tutu: “Nós acreditamos que uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas, que minha humanidade está vinculada e inextricavelmente ligada à sua. Quando desumanizo você, eu inexoravelmente me desumanizo”.
Rogério Luís da Rocha Seixas
Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com