O Retorno para Casa?

Caríssimos e caríssimas leitores(as), o acordo de paz para a região de Gaza foi assinado e apesar dos pesares, as partes estão visando contribuir com suas obrigações. Então, as medidas para a paz, ou ao menos para um cessar-fogo, encontram-se em vigor.
Nesta condição, o povo palestino, retorna para casa. Porém, por qual motivo então, coloco o título deste novo texto, a partir de uma interrogação? Este retorno por um lado é ótimo, mas devemos fazer o seguinte questionamento: “Para qual casa estão retornando? Afinal, neste período de conflito, as cidades foram totalmente arrasadas, causando a destruição das estruturas mais básicas para promoção e manutenção das condições vitais de uma população.
O povo palestino, retornou para casa, contudo não possui recursos mínimos para reconstruir sua estruturação social, política e econômica básica. Temos então um retorno repleto de dificuldades a serem resolvidos. Esperemos ao menos que a paz possa durar, impedindo que as bombas voltem a explodir sobre o povo palestino que se esforça para retornar ao lar.

