Saiba como ter uma boa saúde mental
Estamos no janeiro branco, mês que voltamos nossos olhares para o cuidado com a nossa saúde emocional e mental, por isso, trago alguns conselhos que podem ajudar, são eles:
Olhe para dentro de você, se examine, feito isso, coloque para fora, não guarde mágoas ou rancores.
Medite, meditar faz bem para a mente, quando estamos em silêncio, de olhos fechados, meditando e respirando profundamente, encontramos a paz interior, que traz refrigério para a alma.
Tenha uma vida espiritual saudável, uma vida com Deus, ore e medite em seus ensinamentos diariamente.
Viva a vida com leveza. Esteja bem consigo mesmo e com os outros.
Aprenda a lidar com as suas emoções, tenha domínio próprio, pois é impossível viver sem problemas. A vida é cheia de pedras, cabe a nós retirar do nosso caminho.
Procure viver em paz consigo mesmo (a), não deixe que a vida, o trabalho ou alguém, roube a sua paz ou te desequilibre emocionalmente, nada é mais valioso que a sua saúde emocional.
Seja gentil, pratique gentileza.
Seja grato, para ser feliz, primeiro é necessário ser grato por tudo que você tem, agradeça.
Aprenda a perdoar, o perdão cura males e cicatrizes do coração, como a angústia, o medo, a raiva e o ódio.
Ouça música, cante, dance. Aprecie arte, pois, traz leveza e auxilia a enfrentar os desafios diários.
Passe mais tempo com as pessoas que você gosta, e que te faz bem.
Sempre que possível, esteja em contato com a natureza, comtemple o pôr e o nascer do sol, as estrelas, o cantar dos pássaros, cachoeiras, entre outras maravilhas criadas por Deus.
Tenha um hobby, pratique jardinagem, leia livros que te leve para outros mundos e realidades, tenha tempo para você, veja filmes e séries, caminhe, ou seja, procure fazer atividades que você goste, e que te tire da correria do dia a dia, e te faça esquecer da rotina.
Não faça muitas coisas ao mesmo tempo, você é humano, não é um herói ou uma heroína, com superpoderes, lembre-se, tudo ao seu tempo. É muito importante aprender a respeitar os seus limites, saber desacelerar, saber a hora de dizer não.
Durma bem, o sono é reparador, ele tem um importante papel, ele mantém a memória e o aprendizado em bom estado, reorganiza os pensamentos, e descansa a mente.
É preciso praticar exercícios físicos, eles além de fazer bem para a saúde física, liberam hormônios capazes de trazer uma sensação de bem-estar geral, e consequentemente, ficamos mais felizes e dormimos melhor.
Tenha amigos sinceros e verdadeiros, que você possa confiar e contar, converse, ria com eles.
Fale sobre as suas emoções, pois, o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença, se necessário, procure ajuda profissional, um psicoterapeuta ou um psicólogo.
Se valorize, se ame, tenha autoestima e amor próprio.
Seja otimista e sempre procure ver o lado bom da vida.
Pare de reclamar e murmurar, pare de viver no passado, não queira agradar todo mundo e viver a vida alheia, não finja que está tudo bem, a vida é feita de altos e baixos, então, você pode se entristecer em alguns momentos, mas, não se deixe dominar e se abater, erga a cabeça, enxugue suas lágrimas e siga em frente.
Estas são algumas atitudes e conselhos que podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada emocionalmente. Procure seguir. Cuidar da sua saúde mental é prioridade e não luxo. Cuidar da gente é sinal de inteligência e não de fraqueza. É um ato de amor próprio, de amor à vida.
Cuide da sua mente e você será mais feliz e saudável, com certeza.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.