A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Atividade física no inverno, por que não?


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 01/07/2021
  • Compartilhar:

Você é daquelas pessoas que quando a temperatura cai, fica reclusa dentro de casa, debaixo de cobertores grossos e pesados, assistindo Tv e tomando chazinho? Sim, com certeza essa atitude pode parecer ser a mais gostosa, confortável e ideal para dias frios. Mas, o seu corpo é uma máquina que precisa estar sempre funcionando, se não ela enferruja.

            Sabe qual o segredo para não sentir tanto frio no inverno? É se movimentar. Não ficar parado. Quanto mais tempo você ficar parado, mais frio sentirá. Então, a ordem do dia é se mexer.

            Não é preciso fazer atividades físicas que levam a exaustão, o importante é manter o seu corpo em movimento. Pois o exercício físico exige um maior aporte de oxigênio nos músculos esqueléticos, exigindo mais do coração.

            No frio o gasto calórico e o metabolismo se aceleram, auxiliando na queima de gordura, e na diminuição de peso. No inverno o corpo demora mais para atingir o aquecimento ideal do que no verão, fazendo com que o gasto calórico seja mais alto, devido à maior atividade muscular. Ou seja, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é mais fácil emagrecer.

            Todos sabemos dos benefícios da atividade física. A atividade física melhora nossa qualidade de vida como um todo; dormimos melhor; regula o trânsito intestinal, evitando prisão de ventre e constipações; diminui o cortisol e libera o hormônio da endorfina, fazendo com que nos sintamos mais felizes e alegres; evita o estresse e combate a depressão e a ansiedade; o mau humor se despede; regula a produção hormonal; mantêm o peso ideal; ficamos mais dispostos para realizar as tarefas diárias, fortalece o nosso sistema imunológico, entre outros.

            Exercite-se sempre, mas com cautela, com o clima mais frio, alguns cuidados são necessários, para evitar lesões e outros problemas decorrentes das baixas temperaturas.

             Use roupas apropriadas, como peças justas em contato direto sobre a pele (tipo segunda pele), e ou roupas térmicas garantem melhor isolamento térmico e protegem contra o frio. Não se esqueça de se aquecer por uns 20 minutos antes do exercício, e se alongar antes e depois de se exercitar, pois o alongamento previne lesões, além de preparar o corpo para o exercício. Em dias muitos secos e frios, evite fazer atividades ao ar livre, treine em casa (se você tiver escada um ótimo exercício é subir e descer), use esteiras, frequente uma academia.

            Quando estiver fazendo algum exercício, foque sua atenção no exercício, procure não se distrair.

Não use agasalhos de plásticos ou emborrachados.

            Atenção, pessoas com doenças respiratórias: como bronquite, asma, ou sinusite, devem evitar se exercitar em lugares abertos durante o inverno.

            Para o seu maior conforto e absorção de suor, use tênis com meias de algodão ou fibra de bambu.

            Beba água antes, durante, e depois de se exercitar, mesmo em dias frios perdemos água, e devemos repor a quantidade perdida.

            A prática de exercícios aeróbicos, ajuda a prevenir a hipertensão, porque o corpo aquece e transpira, facilitando a vasodilatação assim, a perda de líquidos e sais acontece naturalmente, mas sem exageros, uma boa caminhada em ritmo regular e constante, já é o suficiente.

Antes de praticar qualquer atividade física, é bom fazer um check-up com um cardiologista, pois algumas doenças do coração são silenciosas.

            Não se exponha ao frio intenso prolongado e ao choque térmico, procure sempre se agasalhar antes de sair do calor para o frio. Ou seja, depois de malhar na academia você estará com o corpo aquecido, mas lá fora está frio. Portanto não se esqueça de se agasalhar. O ideal seria trocar a roupa suada por outra seca, para evitar uma possível hipotermia, e sempre usar agasalhos que mantenham seu corpo aquecido.

            Procure se exercitar em horários mais quentes do dia, e ou no final da tarde. Se for praticar à noite, procure fazê-lo 2 horas antes de dormir, se não, pode atrapalhar o seu sono.

            Enfim, praticar exercício é ótimo, e precisar ser algo regular, não deixe que o frio atrapalhe. Apenas siga as recomendações que foram citadas, enfrente o frio, deixe a preguiça de lado e pratique alguma atividade física sem exagero. Pois, a sua saúde é seu maior bem.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana

 

           

             

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.