A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Outubro Rosa: tocar e olhar para saber se cuidar


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 06/10/2022
  • Compartilhar:

Outubro Rosa, o mês mais feminino do ano, quando todos nos vestimos de cor de rosa, e voltamos os nossos olhares à saúde da mulher, em prol da luta contra o Câncer de Mama, que insiste a fazer vítimas, trazendo dor e tristeza, e muitas vezes à morte para muitos lares.

        Almejo falar durante este mês, não apenas sobre este câncer, mas, sobre a saúde feminina, trazer temáticas de interesse à saúde da mulher. Hoje, falarei sobre como se prevenir contra o Câncer de Mama.

        Quero falar da importância do toque e do olhar, no cuidado para com a saúde. Ora, se pararmos para pensar que a maioria dos cânceres de mama, são descobertos pela própria mulher. Perceberemos que ao olhar para o seu corpo, e conhecer ele, pode sim fazer a diferença, notar algo de errado, na sua forma, na sua aparência, e no aspecto das mamas.

E que ao tocar, sentir caroços, partes endurecidas, ou a pele um pouco mais grossa que habitual. Se tocar é um ato de amor e cuidado. Estar atenta às mudanças que ocorrem em nosso corpo, é fundamental para a nossa saúde e nosso bem-estar. É preciso se conhecer, para se cuidar.

Olhar, tocar, e conhecer são armas valiosas no autocuidado que pode salvar vidas. Quem se ama, se cuida e se previne. A prevenção é a maneira mais eficaz no combate de qualquer tipo de câncer.

No tocante ao Câncer de Mama, a mulher deve manter a autoestima elevada, se sentir bela, manter o bom humor, viver a vida com leveza, ser grata pelo que tem, se amar e se cuidar.

        Manter uma dieta balanceada pobre em açúcares e gorduras; não fumar; beber moderadamente; fazer atividades físicas regulares; procurar ir ao ginecologista regularmente e fazer todos os exames necessários, principalmente a mamografia que deve ser feita a partir dos 40 anos anualmente, se tiver história familiar a mulher deve começar a rotina de exames mais cedo.

Amamentar, várias pesquisas mostram que a amamentação reduz o número total de ciclos menstruais, o que expõe a nutriz a níveis mais baixos de hormônios causadores do Câncer Mamário, ou seja, a mulher tem um risco menor de desenvolver Câncer de Mama.

Suas mamas são únicas assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra, ou tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças e estará alerta a qualquer sinal ou sintoma suspeito. Fique atenta aos sinais.

        Faça o exame 1 vez por mês, a partir dos 25 anos de idade, entre o quinto ao sétimo dia após o início da menstruação, pois, a mama estará menos inchada.

        As próteses de silicone não atrapalham o autoexame, devido à localização dos implantes, já no caso das mulheres que não menstruam mais, defina um dia do mês para realizar o autoexame.

      Como fazer o autoexame?

        De frente ao espelho, observe cuidadosamente as mamas com os braços abaixados e fique atenta a alterações de cor e textura, partes afundadas ou elevadas.

        Em seguida, observe os mamilos, eles não devem estar retraídos ou afundados, com exceção dos casos em que os mamilos sempre foram assim, nessa situação, trata-se apenas de uma questão anatômica.

        Depois, levante os braços acima da cabeça, e observe se algo muda enquanto você faz esse movimento.

        Com um dos braços acima da cabeça, toque a mama do mesmo lado com os dedos da mão oposta. Faça movimentos ao redor de toda mama, em direção ao mamilo, primeiro com a mão espalmada, e depois como estivesse dedilhando com as pontas dos dedos, procurando por caroços.

        Estenda o movimento até a axila, onde também podem aparecer tumores.

        Repita o movimento na outra mama.

Se você notar algo suspeito como abaulamento, aspecto de casca de laranja, pele avermelhada inchada ou quente, alterações no formato dos mamilos e mamas recentes, nódulos endurecidos e indolores na mama e nas axilas, saída espontânea de líquidos escuros e sanguinolentos do mamilo, procure o médico, fique atenta aos sinais.

Tenha em mente que a prevenção é um ato de amor para com você, e para com quem você ama. E que você deve priorizar a sua saúde. Se toque. Se olhe.  Se conheça. Se cuide. Se ame.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.