A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Outubro Rosa: cuide das suas mamas o ano inteiro


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 14/10/2021
  • Compartilhar:

Elba Ramalho, é cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz brasileira, ganhadora de 2 grammy latinos. Quem a vê hoje, cheia de saúde, disposição, alegria contagiante e um sorriso cativante, não imagina o que ela passou. Em entrevista consentida à CNN em 2020, ela contou que em 2010, seu namorado notou algo no seu peito, na época ela estava fazendo uma reposição hormonal pesada, o que pode ter dado origem a parte deste câncer.

            Ela contou que, “— Achei que fosse displasia, pois tive a vida toda, e às vezes confunde. Fiquei achando que era, mas fui fazer o exame. Era uma suspeita e, com o exame mais profundo, veio a conclusão. Era muito pequeno e estava no início”; com o diagnóstico veio o medo de encarar uma quimioterapia, mas, felizmente não foi necessário, a cantora teve que se submeter a uma cirurgia na mama e a radioterapia.

            “— Quando saiu o resultado de tudo, tudo, tudo, [falaram:] ‘ta fora da quimioterapia e vamos encarar uma radioterapia’. Eu disse: ‘tranquilo, faço de boa”.

            Hoje, ela está completamente curada, mas, para isso, ela não desanimou, ela buscou forças, não se deixou abater e com otimismo e vontade, lutou.

            Em recente entrevista, dia 10 deste mês ao “Domingo Espetacular”, da Record TV, ela disse: “— O câncer é quase uma condenação, uma sentença de morte. É como se o juiz dissesse ‘está condenado’. Eu não entendi dessa maneira, eu não entendi, eu falei: ‘eu vou lutar’.

            A cantora só conseguiu se curar graças ao diagnóstico precoce, e é através da prevenção e do autocuidado que é possível ter a cura.

            Ela ainda falou: “— Eu não aceito mais é que as mulheres fiquem morrendo com câncer de mama por conta de medo, por conta de vergonha, você não pode ter vergonha de dizer ‘eu estou com câncer’”.

            O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o que mais mata, se descoberto no início a chance de cura chega à 95%. A mamografia consegue identificar um nódulo na sua fase inicial, o que é muito positivo.

            Elba está com 70 anos, e mantém uma rotina de exercícios físicos aliada a uma alimentação saudável “— Eu não como carne vermelha há 40 anos. Então, eu tenho uma força física da minha alimentação balanceada. Eu procuro muita alimentação crua, eu tomo suco verde duas vezes ao dia. Se deixar, o meu café da manhã é um ou dois copos de suco verde com maça, semente de girassol germinada, com couve e folhas poderosas”.

            E neste mês de outubro, onde voltamos nossa atenção ao câncer de mama, a cantora que venceu a doença empresta sua voz  na campanha #OutubroRosaSempre, que aconteceu simultaneamente em Niteroí, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, onde  foi apresentado um “flash mob” ao som da música “A Cor é Rosa”, do cantor Silva,  interpretado pela cantora e mixado por DJ Bhaskar, a ação foi dirigida por Marcel Anselmé, ao ar livre, respeitando os protocolos de segurança do coronavírus, e teve como objetivo, incentivar a realização dos exames de rotina durante todo o ano.

            Então, vá ao médico anualmente, faça o autoexame das mamas, mamografia e se necessário o ultrassom das mamas, tenha hábitos saudáveis, pratique exercícios físicos, amamente, evite bebidas alcoólicas e fumar, procure viver a vida com leveza, tenha alegria de viver, cuide do seu corpo.

            Termino citando a frase que Elba Ramalho postou em seu perfil do Instagram: “Outubro Rosa deveria ser o ano inteiro. Vamos nos cuidar e celebrar a vida”.

Assista: 

 

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.