Dia Mundial da Água: seja como o Beija-flor - faça a sua parte
Ela limpa, hidrata, é transparente, não tem gosto ou sabor. Entretanto é vital para a sobrevivência de todos os seres vivos. Sem ela não há vida. Enquanto uns a têm em abundância, outros sofrem com a escassez dela.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU), 2,3 bilhões de pessoas vivem em países com estresse hídrico. Além disso, em 2020, quase dois bilhões de pessoas não tinham acesso à água potável, quase 3,6 bilhões não contavam com instalações sanitárias, e 2,3 bilhões não tinham condições de lavar as mãos em casa.
Bem precioso e sagrado que deveria ser por nós preservado. Mas não é isso que acontece, desperdiçamos e poluímos. Cada um de nós precisa mudar a forma como usamos, consumimos e gerenciamos a água em nossas vidas.
Em março de 1992 a ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, criou o Dia Mundial da Água, a data escolhida foi o dia 22 de março. O evento ficou conhecido como ECO-92. E deste então todos os anos nesta data, ocorrem discussões sobre diversos temas relacionadas à água.
E este ano acontece a Conferência da ONU sobre a água, que está sendo realizada nos dias 22 a 24 de março de 2023, em Nova York. Onde governantes nacionais e stakeholders de diferentes setores da sociedade juntos assumirão compromissos em prol da água. A conferência é uma oportunidade única para unir todo o planeta para solucionar as crises de água e saneamento.
O tema escolhido foi “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, inspirada numa estória popular do povo Quéchua, no Peru. A fábula do beija-flor.
“Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.
Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:
— Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
— Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
— Estou fazendo aquilo que posso”.
Com essa fábula a ONU quer sensibilizar e convocar a todos: “O beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo. Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água”.
O objetivo principal da Conferência é o lançamento da Agenda de Ação pela Água, que reúne compromissos voluntários de todos os níveis: governos, instituições e comunidades.
Animado Henk Ovink, representante especial da Holanda, diz: “ — Esta é a primeira vez em 46 anos que o mundo se une para tratar da questão da água. E é agora ou nunca, esta é a oportunidade”. E ainda lamenta: “— Quebramos o ciclo da água. Estamos extraindo muita água do solo, estamos contaminando a água restante. E agora há tanta água na atmosfera que está afetando nossas economias e nossa população devido às mudanças climáticas”.
E o que podemos fazer?
- Economizando água: o simples ato de tomar banhos mais curtos e fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar louças e preparar alimentos, já é de grande valia.
- Uma torneira pingando (sabia que uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros de água desperdiçados em apenas um dia?), vazamentos e rachaduras em encanamentos, podem consumir milhares de m³ dos recursos hídricos.
- Descartar restos de comida, óleos, medicamentos e produtos químicos no vaso sanitário ou mesmo na pia, pode poluir seriamente os canais aquáticos. Nestes casos utilize a coleta seletiva, coloque líquidos e óleos usados em recipiente com tampa tipo garrafa PET ou embalagem de vidro, e destine à coleta seletiva.
- Reuse a água que você lavou roupas para lavar o quintal.
Essas são algumas dicas de como você pode contribuir para o bom uso da água. E termino com o questionamento que a ONU fez durante a chamada da Conferência: “—neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir”?
Lembre-se do Beija-flor e faça a sua parte. Cada gota vale.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.