A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cuidando da saúde emocional


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 19/01/2023
  • Compartilhar:

O tema deste ano da campanha do Janeiro Branco é a vida pede equilíbrio, pensando nisso venho trazer algumas sugestões para que possamos ter uma vida equilibrada emocionalmente, e consequentemente sermos mais felizes.

Olhe para dentro de você, se examine, feito isso, coloque para fora tudo que te faz mal, não guarde mágoas ou rancores.

        Medite, meditar faz bem para a mente, quando estamos em silêncio, de olhos fechados, meditando e respirando profundamente, encontramos a paz interior, que traz refrigério para a alma.

        Tenha uma vida espiritual saudável, uma vida com Deus, ore e medite em seus ensinamentos diariamente.

        Viva a vida com leveza. Esteja bem consigo mesmo e com os outros.

        Aprenda a lidar com as suas emoções, tenha domínio próprio, pois, é impossível viver sem problemas. A vida é cheia de pedras, e cabe a nós retirar do nosso caminho.

        Procure viver em paz consigo mesmo (a), não deixe que a vida, o trabalho ou alguém, roube a sua paz, ou te desequilibre emocionalmente, nada é mais valioso que a sua saúde emocional.

        Seja gentil, pratique gentileza.

        Seja grato, para ser feliz, primeiro é necessário ser grato por tudo que você tem, portanto, agradeça.

        Aprenda a perdoar, o perdão cura males e cicatrizes do coração, como a angústia, o medo, a raiva e o ódio.

        Ouça música, cante, dance. Aprecie arte, pois, traz leveza e auxilia a enfrentar os desafios diários.

        Passe mais tempo com as pessoas que você gosta, e que te faz bem.

        Sempre que possível, esteja em contato com a natureza, comtemple o pôr e o nascer do sol, as estrelas, o cantar dos pássaros, cachoeiras, entre outras maravilhas criadas por Deus.

        Tenha um hobby, pratique jardinagem, leia livros que te leve para outros mundos e realidades, tenha tempo para você, veja filmes e séries, caminhe, ou seja, procure fazer atividades que você goste, e que te tire da correria do dia a dia, e te faça esquecer da rotina.

        Não faça muitas coisas ao mesmo tempo, você é humano, não é um herói ou uma heroína, com superpoderes, lembre-se, tudo ao seu tempo. É muito importante aprender a respeitar os seus limites, saber desacelerar, e saber a hora de dizer não.

        Durma bem, o sono é reparador, ele tem um importante papel, ele mantém a memória e o aprendizado em bom estado, reorganiza os pensamentos, e descansa a mente.

        É preciso praticar exercícios físicos, eles além de fazer bem para a saúde física, liberam hormônios capazes de trazer uma sensação de bem-estar geral, e consequentemente, ficamos mais felizes e dormimos melhor.

        Tenha amigos sinceros e verdadeiros, que você possa confiar e contar, converse, e ria com eles.

        Fale sobre as suas emoções, pois, o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença, se necessário, procure ajuda profissional, um psicoterapeuta ou um psicólogo.

Se valorize, se ame, tenha autoestima e amor próprio.

Seja otimista, sempre procure ver o lado bom da vida.

Pare de reclamar e murmurar, pare de viver no passado, não queira agradar todo mundo e viver a vida alheia, não finja que está tudo bem, a vida é feita de altos e baixos, então, você pode sim se entristecer em alguns momentos, mas, não se deixe dominar e se abater, erga a cabeça, enxugue suas lágrimas e siga em frente.

Estas são algumas atitudes e conselhos que podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada emocionalmente. Procure seguir. Cuidar da sua saúde mental é prioridade e não luxo. Cuidar da gente é sinal de inteligência e não de fraqueza. É um ato de amor próprio, de amor à vida.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.