A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Fevereiro Safira: os mil dias que valem ouro


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 16/02/2023
  • Compartilhar:

Você sabia que os primeiros dias do bebê são muito importantes para o desenvolvimento da criança? Mas, o que você pode não saber é que não só os primeiros dias, é preciso estar atento com a saúde do bebê desde a sua concepção.

         Pensando nisso foi criado a campanha fevereiro safira, que tem como slogan este ano: “Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças”.

         Mas, porque esta campanha é tão importante, e o que ela visa?

         A campanha fevereiro safira é uma campanha promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), que tem como objetivo conscientizar a comunidade médica e a população sobre a importância dos cuidados com o bebê nessa fase, que compreende os 270 dias de gestação, somados aos dois primeiros anos de vida (730 dias), ora este período é fundamental para que a criança atinja o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento.

         Estes mil dias, são conhecidos como o período de ouro. Cada dia vale ouro, pois, são fundamentais para o desenvolvimento da criança, para reduzir, doenças crônicas degenerativas não transmissíveis como: diabetes, dislipidemia, obesidade; até alguns tipos de cânceres, mortalidade, problemas cardiovasculares, doenças respiratórias, danos ao crescimento, e neurodesenvolvimento futuro da criança.

         O que ocorre dentro dos mil dias tem impacto ao longo da vida criança. Então, é o momento de intervir e acompanhar.

         Rubens Feferbaum, presidente do Departamento de Nutrição da SPSP e coordenador da campanha, explica: “A escolha desse período da vida se deve ao crescimento acelerado, tanto físico quanto do sistema nervoso – cerca de 80% do cérebro se desenvolve nesta fase – e a importância dos nutrientes e estímulo adequados que favoreçam a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança para a fase adulta”.

         Esta campanha é fundamentada por uma série de estudos publicados na revista de medicina inglesa Lancet, entre 2008 e 2013, que analisou os primeiros mil dias do ciclo de vida, demonstrando que o cuidado já se inicia com a mãe durante a gravidez até o segundo aniversário da criança.

         Por isso, aspectos como nutrição adequada mãe e filho, estímulos familiares, ambientais, cuidados com a saúde da gestante, e a vacinação da mãe e do bebê são relevantes. Alimentação e hábitos de vida saudáveis durante esse período, fazem diferença na vida da criança.

         A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alerta que bebês que começaram a introdução alimentar antes dos 6 meses estão mais vulneráveis a infecções, diarreias, desnutrição, aumentando o risco de alergias alimentares e respiratórias, podendo acarretar doenças crônicas na idade adulta.

         Portanto, a gestante, deve procurar fazer um pré-natal de qualidade e bem feito, aliar hábitos de vida e alimentação saudável e equilibrada. Pois, o déficit em nutrientes pode ocasionar bebês com baixo peso ao nascer e prematuridade, e o excesso pode gerar recém-nascidos com peso aumentado.

         O estilo de vida da gestante também deve observado, deve-se evitar o fumo e o álcool.

         Ao nascer o bebê deve ser assistido por um pediatra para que ele possa acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento, ser amamentando exclusivamente até o sexto mês de vida, pois, o leite materno além de garantir uma boa nutrição é o que melhor atende as necessidades nutricionais dele, é primordial para o desenvolvimento cognitivo e imunológico.

         Depois dos 6 meses, a introdução alimentar é tão importante quanto a forma de ofertar alimentos, em pedaços, amassados, ou de forma mista, e ficar atento a qualidade desses alimentos.

         Os afetos e estímulos favorecem o desenvolvimento cerebral, acontecendo desde a gestação, pois, o bebê já apresenta a capacidade de audição deste a sexta-semana, sim eles ouvem dentro do útero e reconhecem a voz dos seus pais.

         Estimule a aprendizagem do seu filho, nestes primeiros anos de vida o cérebro passa por transformações cognitivas mais intensas, podendo estabelecer até mil novas conexões neurais por segundo.

         Enfim, comece deste o primeiro dia de sua gestação a cuidar do seu filho. Estes mil dias valem ouro.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.