A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Saudável com excessos de final de ano é possível?


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 14/12/2018
  • Compartilhar:

Tempo de celebrar, tempo de refletir o ano que passou e planejar novos objetivos para o ano que chegará em breve, tempo de presentear, tempo de abraçar e passar momentos alegres e festivos com aqueles que você ama. Tempo de muitas festas e com elas muita comida, bebida e gastos extras.

Mas nem por isso é preciso exagerar é preciso ter em mente que nem sempre este é o caminho, se embebedar ou engordar trará vários malefícios para a sua saúde.

Pense se você é aquela pessoa que passa o ano todo tendo uma dieta balanceada e regrada comento verduras, legumes e carnes magras em quantidades adequadas, se exagerar durante as ceias você terá com certeza cólicas abdominais, refluxo, diarreia e desconforto.  

Agora se você é  uma pessoa que não tem uma dieta regrada terá um ganho de peso considerável. 

Pensando nisso venho trazer algumas dicas que podem te ajudar.

Evite ficar muito tempo em jejum. Dê intervalos de 3 a 4 horas entre as refeições, porque quanto mais tempo você ficar sem comer, mais fome vai sentir e, quando for fazer a refeição as chances de exagerar serão grandes. 

No dia da ceia tenha  refeições normais e deixe para comer os alimentos ricos em calorias na hora da festa.

Na hora da sobremesa, monte um prato de sobremesas tipo degustação, com um pouquinho de cada tipo de doce. Pratos que levam chocolate, creme e chantilly devem ser consumidos com cautela, haja visto terem uma quantidade maior de gorduras.

Se você tem diabetes prefira as versões sem açúcar e frutas.

Antes da ceia ou almoço do Natal e Ano Novo faça um lanche saudável (uma fruta) assim você não terá tanta fome na hora.

Na hora dos aperitivos, dê preferência para salgados assados  e canapés sem molho.

Frutas oleaginosas como castanhas e nozes apesar de serem muito saudáveis são ricas em calorias. Não abuse delas, coma também frutas secas elas são menos calóricas e ricas em fibras o que contribui  para a saciedade.

A nutricionista  Elisa Goulart indica iniciar a refeição sempre com uma salada farta e colorida; é ótima saída para aumentar a saciedade e evitar os excessos e os alimentos calóricos.

“É importante ficar atento às escolhas e priorizar as carnes brancas e magras às gordurosas; e na hora do preparo opte por receitas assadas, cozidas e grelhadas ao invés de frituras. Escolha também apenas um tipo de carboidrato: arroz ou farofa ou batata, por exemplo, assim você consegue ter um prato mais equilibrado” explica a nutricionista.

Não exagere nas porções monte um prato com um pouco de cada alimento que goste e tenha vontade de experimentar sem exagero.  O segredo é moderar a quantidade.

TENTE NÃO REPETIR O PRATO. Se não resistir às tentações e mesmo assim comer demais não se sinta culpado e nem desista do controle. No dia seguinte volte ao seu cardápio normal.

Não faça da comida a principal atração. Divirta-se conheça pessoas novas, dance e converse com as pessoas seja sociável.

Prefira suco de frutas ao refrigerante.

Não abuse do álcool, você não precisa eliminar o álcool o segredo é alternar os drinques com um copo d` água e não exagerar nas doses. Economizando nas calorias e evitando assim os efeitos desagradáveis no dia seguinte.

Aposte na cerveja a bebida é uma boa opção por ter menos calorias comparada as bebidas destiladas é refrescante e combina com o verão. Mas não esqueça não exagere na dose e sempre alterne com copos d`água .

Não abandone os exercícios físicos mesmo você estando de férias seu corpo necessita de atividade física, aposte na caminhada, ponha seu corpo em movimento. A atividade física além de fazer bem para o corpo traz sensação de alívio, diminui o estresse e você ficará mais tranquilo e feliz.

Tente dormir:  é tempo de comemorar, mas você precisa estar bem, as pessoas que dormem pouco se irritam facilmente, a falta de sono diminui a concentração, o equilíbrio e a imunidade. Para Abraão Cury, diretor geral do Hospital HCor “ As pessoas que não dormem o número de horas adequado deixam o sistema imunológico mais fraco e, consequentemente ficam mais suscetíveis à doenças, como a gripe. Outro fator preocupante é que estas pessoas acabam dirigindo mesmo nessas condições, correndo o riscos de acidentes.”

O acúmulo de responsabilidades de final do ano tais como: comprar presentes, organizar ceia, planejar a viagem de férias, reformar a casa para receber os parentes e amigos entre outras faz com que as pessoas fiquem estressadas e ansiosas podendo o corpo responder com crises alérgicas, problemas de estômago, cansaço, aumento da Pressão Arterial, tente relaxar, alivie o estresse com atividades que trazem prazer e alegria ao seu coração.

Cuidado com o orçamento: compra de presentes, roupas novas para a ceia, viagens, confraternização com colegas da empresa e família, ceia de natal e ano novo, PLANEJE SEUS GASTOS lembre-se que com a chegada do ano novo é preciso comprar material escolar, IPVA, IPTU e outros gastos extras.

Se você exceder o orçamento ficará nervoso e consequentemente a sua saúde também sofrerá. 

Ou seja diante de tudo isso, o problema está no exagero procure se controlar não extrapole seja na alimentação, na bebida, no orçamento. Procure descansar, evite o estresse e mantenha a calma. 

Afinal é tempo de celebrar com aqueles que você ama e que  te querem bem.

Feliz Natal a todos e um ano repleto de realizações, alegre e saudável.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.