A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


As vantagens e os benefícios do Cuidado Mãe Canguru


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 30/11/2020
  • Compartilhar:

São inegáveis as vantagens que, o Cuidado Mãe Canguru ou Contato Pele a Pele, traz para o recém-nascido e para a mãe.

                A UNICEF afirma que, “o programa mãe-canguru é uma luz de esperança para milhões de crianças em todo o mundo que nascem prematuramente e com baixo peso”.

                Várias são as vantagens e benefícios, dentre elas pode-se destacar as seguintes: ele contribuiu para que o bebê adquira peso mais rápido e em consequência disto, receba alta hospitalar mais rapidamente.

 Diminui o estresse e a dor trazendo alívio ao bebê, aumenta o vínculo mãe e bebê, reduz o tempo de separação da mãe e seu filho, estimula o aleitamento materno em livre demanda, o bebê se mantém aquecido melhorando o controle térmico, os pais ficam mais confiantes e seguros, melhora o relacionamento da família com a equipe médica, evita infecções cruzadas diminuindo infecções hospitalares, melhora a resposta a estímulos favorecendo a estimulação sensorial, melhorando a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psico-afetivo do bebê.

                O bebê dorme melhor, têm menos paradas respiratórias durante o sono, chora menos e é menos estressado.

                Os pediatras Luís Alberto Mussa Tavares e Marcus Renato de Carvalho, idealizaram os 10 Mandamentos do Método Canguru:

1 – O bebê DEVE ficar na POSIÇÃO CANGURU, “amarrado” entre os seios da mãe, DIA E NOITE.

2 – A mãe PODE comer e passear com o bebê. Quando a mãe for tomar banho ou usar o banheiro, o bebê pode ser colocado na cama. Neste momento, lembrar de LIGAR O AQUECEDOR DO QUARTO.

3 – A MÃE AQUECE O BEBÊ com o seu corpo. O contato é direto da pele do bebê com a da mãe. A roupa só atrapalha, e então o bebê deve ficar somente com fraldas, meias e gorro.

4 – Roupas, mantas e cobertores protegem, mas NÃO AQUECEM o bebê, que pode ficar frio (hipotermia), não engordar e ficar doente.

5 – O prematuro às vezes “esquece” de respirar (apneia). Quando está no canguru, a RESPIRAÇÃO DA MÃE “LEMBRA” AO BEBÊ DE RESPIRAR durante todo o tempo.

6 – O prematuro “golfa” muito e na POSIÇÃO CANGURU fica mais PROTEGIDO CASO SE ENGASGUE com o vômito. Depois que o bebê mamar, fique com ele na posição sentada por meia hora.

7 – Quando o bebê for COLOCADO NA CAMA,  não deve ficar diretamente sobre o colchão, use um travesseiro ou cobertor dobrado, para que ele fique elevado, “QUASE SENTADO”. DEPOIS DE MAMAR, o bebê deve ficar DEITADO DE LADO apoiado em um rolinho ou travesseiro para não se virar, isto evita que ele se engasgue quando “golfar”.

8 – A mãe DEVE dormir com o bebê “amarrado” na posição canguru e dormir em posição “quase deitada”.

9 – O bebê NUNCA  deve dormir na cama ao lado da mãe e NEM “solto” sobre a mãe. Os riscos de acidente são reais.

10 – O melhor ALIMENTO PARA O BEBÊ PREMATURO É O LEITE DE SUA PRÓPRIA MÃE. Este é um presente de “saúde” que SÓ VOCÊ pode dar ao seu bebê.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

 

 

               

               

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.