A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O Poder da Escrita


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 15/01/2026
  • Compartilhar:

       Com ao avanço da tecnologia, o ato de escrever à mão tem caído em desuso. Nunca se leu tanto, porém, a qualidade da leitura também foi afetada, hoje, não se tem paciência para parar e ler um texto mais longo ou um livro, artigos superficiais e sem profundidade tem se tornado mais frequentes.

         Assim, as pessoas têm tido dificuldades para escrever e elaborar textos. O ato de escrever exerce um papel relevante no processo de aprendizagem, criatividade, e reorganização de ideias. Traz clareza aos pensamentos e acalma a alma.

      Antigamente, as pessoas tinham como hábito escrever em diários secretos. Nele, eles eram livres para dar asas à imaginação, registravam a sua rotina diária, seus pensamentos, agradeciam as bênçãos recebidas, confiavam seus segredos, estes diários se transformavam em um amigo confidente, onde podiam expressar suas angustias, dores, sucessos, fracassos e alegrias.

Registrando pensamentos libertavam seus sentimentos que faziam mal, desabafavam, as aflições e temores que outrora pareciam enormes, diminuíam de tamanho, as nuvens de preocupação iam se dissipando e clareando a mente, proporcionado assim a tomada de decisões mais assertivas e com maior lucidez.

         Seu diário tornava o seu melhor amigo, confidente e até seu analista.

       Essa prática trazia ao coração conforto e alívio. Pois, na mesma medida que as páginas em branco eram preenchidas, o estresse diminuía e a calma e a alegria tomavam conta.

         Uma forma econômica e fácil de manter a saúde mental em dia.

        Para isso, é necessário separar um tempo diário, sugiro de manhã ao acordar, quando a mente está descansada, acorde um pouco mais cedo. Aquiete o seu coração, e escreva.

         Não se preocupe com erros de português, pontuação ou regência verbal, apenas escreva.

         Você não precisa escrever textos longos e elaborados, comece expressando seus pensamentos, agradecimentos, sua rotina, algo de te chamou a atenção, aos poucos você tomará gosto, e quando você menos esperar se surpreenderá, e verá que escrever não é tão difícil, cada dia será mais fácil e divertido escrever.

         Apenas, se disponha a embarcar nessa aventura. Escreva, e tenha uma saúde mental mais equilibrada e saudável.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana. Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.