A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pausas são necessárias


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 03/04/2020
  • Compartilhar:

O planeta tem dado sinais que não está bem a muito tempo, nós seres humanos temos ignorado os sinais e foi preciso um vírus para que o planeta pudesse novamente respirar.

É difícil dar a importância a saúde do planeta quando estamos ocupados demais em satisfazer os nossos próprios interesses, como se não fossemos dependentes da natureza, para sermos saudáveis.

Com a pandemia estamos isolados em nossas casas, isso fez com que aviões parassem de voar, carros e trens não transitassem, escolas ficassem sem alunos, shoppings e comércio fechados, ou seja, o mundo foi obrigado a parar, com isso mares, rios e lagos estão mais limpos, espécies voltaram ao seu habitat natural e podem ser vistos alegres nele, os canais de Veneza voltaram a ficar limpos, na Bahia de Guanabara é possível ver os peixes nadando. 

Houve uma diminuição significativa de poluição no ar, pois a emissão de gases dos veículos automotores causa vários problemas de saúde tal como doenças respiratórias e cardiovasculares, sem falar da diminuição das emissões de gases que causam o efeito estufa.

Menor poluição, maior qualidade de ar, respiramos melhor e podemos ver o céu mais estrelado.

Pausas são necessárias, então já que você foi obrigado a parar, aproveite essa oportunidade que lhe foi imposta. 

Sim, eu sei, estamos aflitos, com medo, assistimos a  todo momento a TV e rede sociais espalhando seu veneno com notícias negativas, isso causa sentimentos ruins, desespero, aflição e temor.

Se você não se libertar destes meios de comunicação, você poderá ser contaminado por um vírus ainda pior: o vírus do medo que pode invadir seu cérebro e transformar em ódio, culpa, faz com que você faça estoques de alimentos, resultando em prateleiras vazias, você fica estressado e isso,  não vale a pena.

Diante disso não corra este risco, desligue a TV e mantenha a sua sanidade mental. 

Quanto mais  a gente se movimenta, mais energia, ânimo e disposição nós temos. Quanto mais tempo ficamos no sofá, menos disposição, então procure se exercitar, faça exercícios moderados. Mexa-se.

Procure fazer coisas em casa, como pequenos consertos, ajudar nas tarefas domésticas, leia um livro, procure assistir filmes e séries, dance, cante e ouça música.

Seja crítico nas redes sociais , siga pessoas que te inspire, acesse conteúdos leves que agregam, inunda sua mente com coisas boas e construtivas e que façam sentido para você, busque novos desafios, o que acha de fazer cursos on-line? Compartilhe nas redes sociais boas mensagens que podem ajudar o próximo a atravessar essa fase.

Devemos sobretudo manter a calma, respirar e manter a mente aberta para boas vibrações.

Sugiro que faça um pequeno exercício todos os dias, escolha um lugar confortável em sua casa, sente-se no chão, feche os olhos, se for pela manhã, escute a canção dos pássaros, e for a noite, contemple a lua e as estrelas, quanto tempo faz que você não faz isso?

Feche os olhos, fique em silêncio, quanto ficamos em silêncio nos conectamos com o nosso eu interior e ficamos em paz, agora respire, encha seus pulmões de ar e expire devagar, ao expirar jogue fora todos sentimentos que tem feito você ficar mal, como medo, preocupação, tristeza, solidão, ansiedade, expire e inspire devagar por 5 vezes.

Faça uma oração, fale com Deus, abra seus olhos e medite nas palavras dele.

Sabe a felicidade está nas coisas simples, então valorize. Aproveite esse tempo e converse mais com as pessoas que você gosta.

Procure conversar com seus amigos e familiares, nem que seja por vídeo chamadas ou celular.

Diga para as pessoas que você gosta, que as ama, não deixe para depois, pode ser tarde.

Devemos agora cuidar uns dos outros, exercitar o amor próprio, valorizar o que temos, ser solidários e voltar a atenção para o que realmente importa, que é a família e a saúde.

Vamos sair desta crise mundial, mais fortalecidos, mais espiritualizados, com mais fé e esperança em transformar o mundo em um lugar mais humano, e menos egoísta.

Não deixe que o medo seja maior que a sua fé. Fique em casa em segurança e sem medo. Juntos venceremos essa guerra. Tenha fé!

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.