A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Prevenindo o câncer através da alimentação


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 04/06/2019
  • Compartilhar:

Existe uma frase que diz “Nós somos o que comemos” , o que é uma verdade e devemos cada dia mais nos preocupar com o que consumimos todos os dias.

Se comemos muito sal desenvolveremos mais cedo ou mais tarde pressão alta ou câncer de estômago, se ingerirmos muito açúcar teremos diabetes, se tivermos uma alimentação rica em gorduras ficaremos acima do peso, ou obesos.

Para tudo existe uma consequência somos resultados de nossas escolhas, se optarmos ter uma vida saudável longe de doenças temos que nos alimentar corretamente.

Uma pesquisa publicada no jornal britânico Bristish Journal of Cancer, mostrou que aproximadamente 45% dos casos de câncer podem ser evitados com hábitos saudáveis , incluindo a alimentação.

“Temos que aprender que comer bem é algo fundamental, uma boa alimentação ajuda os pacientes durante todo o tratamento e também pode contribuir para evitar enfermidades. Mesmo que os alimentos não sejam a cura, funcionam como coadjuvantes de grande importância, ferramentas que, isolados, não fazem todo o trabalho, mas quem em ação com outras terapias, podem contribuir muito para acabar com a doença.” relata Ludmila Thommen oncologista do Instituto Onco-Vida em Brasília.

Baseados nessas palavras veremos alguns  alimentos que podem ajudar na prevenção de diversos cânceres:

- Tomate, goiaba e melancia; graças ao licopeno previne contra o câncer de próstata e mama.

- Frutas vermelhas e roxa; devido a ação dos antioxidantes  flavonoides (antocianinas) ajuda a prevenir câncer de mama, reto, cólon, boca, esôfago, estômago e pâncreas. São elas: amora, morango, açaí, framboesa, uvas pretas e cerejas.

- Frutas cítricas ricas em vitaminas C; previne diversos tipos de câncer , principalmente o de estômago, exemplos: laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba e caju.

- Abóbora e cenoura, rico em betacaroteno previne câncer de pulmão.

- Couve-flor, repolho e brócolis, seu consumo ajuda a prevenir câncer de cólon, mama e esôfago.

- Couve e espinafre graças a luteína e zeaxantina previne câncer de pele.

- Sardinha, salmão, atum, abacate, azeite de oliva extra-virgem, farinha de linhaça e chia são ricos em Ômega-3 e ajudam a prevenir câncer de mama, próstata e cólon.

- Alho e cebola graças a alicina ajuda a prevenir o câncer de estômago.

- Casca da uva roxa: a casca dessa uva contém polifenóis principalmente resveratrol que ajuda a prevenir câncer de mama, ovário e  útero.

- Soja e feijão devido a presença de fitoestrógenos (isoflavonas e ginisteína) ajuda na prevenção de câncer de próstata, mama, colo uterino, pulmão, estômago, cólon e reto. 

- Chá verde e preto devido a catequina e polifenóis ajudam na prevenção de câncer de próstata, bexiga e pulmão.

- Cúrcuma (açafrão, curry) ajuda na prevenção de câncer de pele e de esôfago, vale lembrar que a cúrcuma é melhor absorvida no organismo associado pimenta do reino (cúrcuma associado a pimenta do reino é muita usado na alimentação dos indianos).

- Gengibre, devido o gingerol e o 6-shogaol (que induzem a morte de células tumorais) ajuda na prevenção do câncer de pâncreas, estômago, cólon e mama.

- Chocolate amargo e cacau (chocolates com no mínimo 70% de cacau) contém uma grande quantidade de polifenóis catequinas que ajudam na prevenção de vários tipos de câncer.

Evitar comer alimentos com substâncias cancerígenas como embutidos e frituras, adicionado a uma dieta anticancerígena ou antitumoral que foram citados no decorrer deste artigo, associados a hábitos saudáveis como não fumar, não beber em excesso, praticar exercícios físicos regulares, você com certeza estará no caminho certo para uma vida mais saudável e conseguirá prevenir contra essa terrível doença que é o câncer.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.